Destak

Portagens ameaçam o novo Dacia Duster

O Duster é um dos maiores sucessos do passado recente da indústria automóvel europeia, mas o seu futuro está ameaçado no mercado português.

- RUI FARIA www.aquelamaqu­ina.pt

Asegunda geração do Dacia Duster vai ser apresentad­a em meados deste mês no Salão Automóvel de Frankfurt. Esta proposta é um fenómeno de sucesso na história recente daindústri­aautomóvel­europeia,onde se afirmou não só pela excelência da relação preço/qualidade, mas também pela fiabilidad­e e performanc­es fora de estrada nas opções 4x4.

A marca do Grupo Renault foi obrigada a evoluir esta proposta e a nova geração do Duster será apresentad­a no Salão de Frankfurt, mas há muitas dúvidas quanto à data de chegada (ou se chegará) ao nosso país.

O design actual da Dacia, como de todos os construtor­es, aponta para capots mais altos, que ajudam a minorar os efeitos dos acidentes com peões. Mas o futuro da segurança choca frontalmen­te com a política de portagens nacional, onde ter um capot alto paga a Classe 2. É uma aberração, mas vivemos em Portugal, um país onde o aberrante faz parte do quotidiano.

Ao nível da proposta, não há grandes alterações no que toca a motorizaçõ­es, num modelo onde a marca apostou na evolução de uma proposta que ultrapasso­u o sucesso alguma vez perspetiva­do pelo Grupo Renault.

Para além do capot mais alto, que entra na Classe 2, as alterações na imagem passam pelos faróis com luzes diurnas em LED. As saliências mais visíveis no capot e a proteção dianteira cromada de maiores dimensões contribuem para a sensação de maior robustez e capacidade TT. Foi elevada a linha de cintura (de novo a noção de robustez) e o simples avanço do pára-brisas em 100 mm dá a sensação de um habitáculo mais desafogado.

Se é ou não, só na apresentaç­ão do carro o saberemos, pois a Dacia não divulgou quaisquer dados sobre as dimensões do novo Duster. Rodas maiores (jantes em liga leve de 17’’) e as barras do tejadilho completam o ar aventureir­o da vista lateral, também acentuado na traseira com a proteção cromada e as óticas quadradas muito mais salientes e nas extremidad­es da carroçaria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal