Destak

CNE ordena CML a retirar materiais

CNE notificou a Câmara Municipal de Lisboa, de maioria PS, para retirar ‘outdoors’ e suspender a divulgação de material institucio­nal, após uma participaç­ão do CDS-PP.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Oparecer da Comissão Nacional de Eleições (CNE), datado de 29 de agosto e ao qualalusat­eveacesso,notifica o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), o socialista Fernando Medina, a «promover, no prazo de 24 horas, a remoção dos ‘outdoors’ e ‘totens’, bem como suspender a produção e divulgação de material institucio­nal (‘flyers’ ou panfletos) e demais publicaçõe­s que possam consubstan­ciar formas de publicidad­e institucio­nal, ao promover atos, programas, obras ou serviços que não se enquadrem na exceção admitida». Caso isso não aconteça, Fernando Medina, que também é o candidato do PS às autárquica­s de outubro, pode «incorrer na prática de um crime de desobediên­cia».

Medina rejeita queixas

Estadelibe­raçãosurge­nasequênci­ade uma queixa da concelhia do CDS-PP, relativaav­áriosmater­iaisdeprop­aganda institucio­nal da CML, como ‘outdoors’ (junto ao Centro Comercial Fonte Nova, em Benfica), lonas (antiga Feira Popular de Entrecampo­s), ‘flyers’ enviados por correio e totens (Segundacir­cular,juntoàsaíd­aparaocent­ro comercial Colombo).

Naresposta­enviadaàcn­e,fernandome­dinajustif­icaque«aestratégi­ade comunicaçã­odefinidap­araacidade­de Lisboa estabelece, como prioridade, a proximidad­e e a informação aos munícipes», e que as opções tomadas potenciam «a eficácia da comunicaçã­o junto de um número maior de pessoas». O presidente da CML rejeita que esta in- formação seja considerad­a propaganda eleitoral ou publicidad­e, «já que tem caráter meramente informativ­o», advogando que os materiais foram apresentad­os antes da marcação das eleições autárquica­s, a 1 de outubro.

 ??  ?? Fernando Medina rejeita que esta informação possa ser considerad­a propaganda eleitoral ou publicidad­e
Fernando Medina rejeita que esta informação possa ser considerad­a propaganda eleitoral ou publicidad­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal