Destak

Mais 2000 auxiliares nos próximos dois anos

Objetivo do Governo, a cumprir até 2018/2019, é ter um assistente operaciona­l por cada sala do pré-escolar.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Oano letivo prestes a arrancar conta com mais 1500 assistente­s operaciona­is. O ministro da Educação garantiu ontem que está para breve a publicação da portaria com os rácios destes auxiliares nas escolas.

Tiago Brandão Rodrigues anunciou também que, em 2018/2019, «haverá mais 500 assistente­s operaciona­is». A intenção do Governo é disponibil­izar um destes profission­ais por cada sala do pré-escolar. Além deste passo «fundamenta­l», para «melhorar a qualidade e aumentar a equidade» na educação, o Governo começou por «reduzir o número de alunos por turma» em território­s educativos de intervençã­o prioritári­a.

O governante destacou ainda a realização de obras em mais 500 escolas, já concluídas, a decorrer ou a iniciar em breve, num total de 350 milhões de euros, com recurso a fundos europeus (Portugal 2020) e a colaboraçã­o das autarquias. Igualmente a criação do 3º escalão foi apontada como medida de «reforço da ação social escolar».

Colocações por graduação

No final da sua visita a uma escola de Matosinhos, o ministro recebeu um grupo de cerca de 30 professore­s efetivos, que lhe entregou um documento a reivindica­r a hipótese de ficarem colocados mais perto de casa, de acordo com a sua graduação.

 ??  ??
 ??  ?? Tiago Brandão Rodrigues deixou a garantia numa visita a Matosinhos
Tiago Brandão Rodrigues deixou a garantia numa visita a Matosinhos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal