Destak

Uma mostra cheia de “Turbulênci­as”

Realidades e contradiçõ­es sociais, como os refugiados, as ditaduras e o racismo são centrais na exposição “Turbulênci­as”, que estreia amanhã em Lisboa.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Inserida na programaçã­o do evento Lisboa Capital Iberoameri­cana de Cultura 2017 - Passado e Presente, a exposição Turbulênci­as inaugura amanhã, às 21h30, na Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional.

Em visita guiada aos jornalista­s a esta exposição com 40 obras de 18 artistas da coleção de arte da fundação bancária espanhola La Caixa, Nimfa Bisbe, a curadora, apontou que na mostra «os artistas não dão soluções para os problemas do mundo, mas levantam perguntas pertinente­s».

Mostra multidisci­plinar

Na mostra estarão expostas obras em fotografia, vídeo, escultura, pintura e instalação, trazendo consigo as realidades de países como a Argentina, Brasil, Cuba, México, Espanha, ou Venezuela. Elisa Durán, diretora-geral adjunta da Fundação La Caixa, referiu, ciatada pela Lusa, que esta exposição, com a maioria de peças contemporâ­neas inéditas, «foi criada especifica­mente para o evento, em Lisboa, e para contribuir para uma re- flexão e visão do mundo no sentido da paz». »É um mundo que não podemos compreende­r com uma única perspetiva e, por isso, são essenciais várias visões e reflexões de artistas comprometi­dos com a realidade social», salientou a responsáve­l de uma fundação que iniciou a sua coleção de arte nos anos 1980, e detém atualmente mil obras de 400 artistas de todo o mundo.

Já na opinião de António Pinto Ribeiro, comissário da Capital Ibero-americana da Cultura, os problemas focados nesta exposição, «embora contenham os problemas sociais e políticos específico­s da América Latina, na sua essênciata­mbémafetam­outroscont­inentes, como a Europa e a Ásia».

O título Turbulênci­as é retirado da obra com o mesmo nome criada em 1998pelaar­tistairani­anashirinn­eshat.

 ??  ?? Mostra inserida no âmbito da Lisboa Capital Ibero-americana de Cultura 2017
Mostra inserida no âmbito da Lisboa Capital Ibero-americana de Cultura 2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal