Destak

Setor da água vai receber 420 milhões

Verba será entregue ao longo de quatro anos e visa financiar investimen­tos em infraestru­turas de água e saneamento. Serão criados 7400 postos de trabalho.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

OBanco Europeu de Investimen­to (BEI) vai emprestar 420 milhões de euros à Águas de Portugal (ADP) e suas empresas participad­as para apoiar a construção e renovação de infraestru­turas que promovam «a melhoria da qualidade, eficiência e sustentabi­lidade dos serviços de abastecime­nto de água e de saneamento de águas residuais em Portugal».

Ao Destak, o BEI salienta que «este investimen­to contribuir­á para fomentar o cresciment­o económico, ao criar mais de 7400 postos de trabalho durante a fase de implementa­ção», em que serão feitas mais de mil intervençõ­es. Também será promovida a coesão social e territoria­l, pois a maioria dos projetos serão «realizados em regiões de convergênc­ia de Portugal».

Há ainda os «benefícios ambientais importante­s e duradouros, uma vez que irá aumentar a qualidade ecológica dos recursos hídricos superficia­is e subterrâne­os». O contrato para a primeira tranche, de 220 milhões de euros, foi ontem assinado entre o BEI e a ADP, cujo presidente esclareceu que 400 mil portuguese­s vão ser beneficiad­os com as obras.

Apesar de uma relação frutuosa ao longo de duas décadas, os restantes 200 milhões de euros poderão ser facultados através de uma estrutura alternativ­a sem recurso ao Grupo ADP. «Esta tranche, cujos termos finais estão ainda por definir, poderá ser um instrument­o inovador de financiame­nto para os municípios, que não estava disponível até à data», esclarece a instituiçã­o europeia. Durante a estada em Portugal, o vicepresid­ente do BEI assinou outro contrato, este com o Ministério das Finanças. Trata-se da primeira tranche (100 milhões de euros) de um empréstimo total de 300 milhões para «apoiar a regeneraçã­o e a revitaliza­ção física, económica e social de zonas urbanas por todo o território nacional».

 ??  ?? Águas de Portugal diz que 400 mil portuguese­s vão ser beneficiad­os
Águas de Portugal diz que 400 mil portuguese­s vão ser beneficiad­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal