“No­vo” Mer­ca­do Bei­ra-rio já abriu

O Mer­ca­do da Bei­ra-rio, em Vi­la No­va de Gaia, re­a­briu on­tem ao pú­bli­co com o no­vo con­ces­si­o­ná­rio a es­ti­mar um vo­lu­me de ne­gó­ci­os de 3,5 mi­lhões de euros.

Destak - - Cidades - RE­DA­ÇÃO re­da­cao@des­tak.pt

Em de­cla­ra­ções à Lu­sa, o pre­si­den­te da Câ­ma­ra de Gaia, Edu­ar­do Ví­tor Ro­dri­gues, sa­li­en­tou que em cau­sa es­tá «qua­se que um no­vo mer­ca­do» que re­a­bre «de­pois de uma obra de re­a­bi­li­ta­ção in­te­gral mui­to ne­ces­sá­ria». «A obra tem a par­ti­cu­la­ri­da­de de não só trazer mo­der­ni­da­de à bei­ra-rio mas com­pa­ti­bi­li­zar es­sa mo­der­ni­da­de com as lo­jas que já lá es­ta­vam de venda tra­di­ci­o­nal, no­me­a­da­men­te pro­du­tos fres­cos e ar­te­sa­na­to», acres­cen­tou o au­tar­ca. «As­su­mi­mos o espaço co­mo um espaço pri­vi­le­gi­a­do não ape­nas para ser um mer­ca­do no sen­ti­do tra­di­ci­o­nal do ter­mo mas, sem dei­xar de ter a sua fun­ção ori­gi­nal, para ser um lo­cal de even­tos cul­tu­rais, mu­si­cais, ex­po­si­ti­vos, en­tre ou­tras áre­as», con­cluiu.

In­ves­ti­men­to de 3,5M€

Já atra­vés de co­mu­ni­ca­do, os res­pon­sá­veis pe­la con­ces­são – o Mer­ca­do Bei­ra-rio de Gaia pas­sa a ser ge­ri­do pe­la Fa­cha­da Oceâ­ni­ca – fa­lam num «po­lo de atra­ção para co­mu­ni­da­de lo­cal e tu­ris­tas» e es­ti­mam um vo­lu­me de ne­gó­ci­os de cer­ca de 3,5 mi­lhões de euros. A con­ces­são de ex­plo­ra­ção do espaço foi con­ce­di­da pe­la Câ­ma­ra de Vi­la No­va de Gaia, dis­tri­to do Por­to, por 30 anos – a Fa­cha­da Oceâ­ni­ca é uma em­pre­sa cons­ti­tuí­da pe­la cons­tru­to­ra Lu­ci­os, es­pe­ci­a­lis­ta em re­a­bi­li­ta­ção ur­ba­na, e pe­la Le­gí­vel Puzz­le, cu­jos só­ci­os são a PEV En­ter­tain­ment, pro­mo­tor de even­tos cul­tu­rais co­mo o Fes­ti­val Ma­rés Vi­vas, e pe­la Jo­ca­lu Hi­gi­e­ne In­dus­tri­al.

De lem­brar que o “no­vo mer­ca­do” de Vi­la No­va de Gaia, vi­ra­do para o rio Douro e a con­vi­ver com um cor­re­dor de ca­ves do Vi­nho do Por­to, res­tau­ran­tes e ba­res, com­ple­ta es­te ano oi­to dé­ca­das de exis­tên­cia.

No to­tal o re­no­va­do mer­ca­do gai­en­se dis­põe de uma área su­pe­ri­or a 1.000 me­tros qua­dra­dos e 47 es­pa­ços co­mer­ci­ais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.