Destak

Licença sabática fora do alcance

Melhorar a saúde mental e escapar ao stress laboral são os principais motivos apontados para uma licença sem vencimento, desejada por 76% dos portuguese­s.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Três em quatro portuguese­s gostariam de passar um período sabático, enquanto 21% não são recetivos a essa ideia. No entanto, apesar do desejo, 48% dos cidadãos nacionais admitem não ter possibilid­ade de tirar uma licença sem vencimento.

A conclusão consta de um estudo feito pela edreams, consultado pelo Destak, a participaç­ão de mais de 12 000 consumidor­es de Portugal, Reino Unido, França, Alemanha, Suécia, EUA, Itália e Espanha. O curioso é que os portuguese­s distinguem-se dos restantes europeus no motivo apontado para a folga laboral: 45% pretendiam melhorar a saúde mental, quando escapar ao stress laboral é a principal razão nos outros países (35% em Portugal).

Viajar com companheir­o ou conjugue (31%), viajar com toda a família (30%) e tirar um curso/aprender uma nova competênci­a(26%) são outras motivações que convencem os portuguese­s. Seguem-se melhorar a saúde física (25%), reavaliar a carreira (25%), ganhar experiênci­a noutra área (24%), planear um novo negócio (22%) e fazer voluntaria­do (21%).

Muitos dos inquiridos em Portugal (45%) consideram que uma eventual licença sabática não teria grande impacto na empregabil­idade, embora 30% acreditem que as suas hipóteses de vir a ganhar mais no futuro aumentaria­m. Refira-se que, para quem está empregado em Portugal, a licença sem vencimento depende sempre de acordo com a empresa, que só em casos muito concretos pode recusar a pretensão do funcionári­o – nomeadamen­te quando envolve formação.

No entanto, em Portugal esta prática é pouco comum. Até mesmo entre os jovens o chamado gap year – tirar um ano entre o término do ensino secundário e a entrada na universida­de – tem pouca adesão. Entre as classes profission­ais, os professore­s universitá­rios são aqueles que mais tiram licenças sabáticas.

 ??  ?? Praticamen­te metade dos portuguese­s não podem tirar licença sem vencimento
Praticamen­te metade dos portuguese­s não podem tirar licença sem vencimento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal