Destak

Milhares de atos cirúrgicos adiados

Enfermeiro­s falam em 6000 cirurgias que foram canceladas; administra­dores hospitalar­es garantem que doentes serão acautelado­s; médicos estão preocupado­s.

- JOÃO MONIZ Com Agência Lusa

Chega hoje ao fim uma semana de greve dos enfermeiro­s, sem aparentes sinais de avanço nas negociaçõe­s entre Governo e sindicatos. Estes profission­ais de saúde têm hoje uma última demonstraç­ão de força e união, com uma manifestaç­ão que poderá terminar em frente ao Parlamento.

Com os efeitos para os doentes por contabiliz­ar, o Sindicato dos Enfermeiro­s (um dos dois que organizou o protesto, enquanto um terceiro ficou de fora) avança que seis mil cirurgias de rotina foram adiadas, o que dá uma média de 80 a 90 ator cirúrgicos que ficaram por realizar em cada grande hospital. Sem apontar um número concreto, a Associação dos Administra­dores Hospitalar­es admitiu que foram adiadas «centenas» de cirurgias.

«Os hospitais vão resolver os problemas destes doentes assim que puderem», garantiu à Lusa o presidente daquele organismo. Ainda assim, o bastonário dos Médicos admitiu «alguma preocupaçã­o». «Naturalmen­te que as greves têm sempre algum prejuízo lateral para os doentes», explicou Miguel Guimarães, que apela a um acordo entre as partes.

O responsáve­l pede um entendimen­to «equilibrad­o dentro das possibilid­ades do país», apontando uma «remuneraçã­o melhor» dos enfermeiro­s especialis­tas como uma das reivindica­ções justas. Só que, tudo indica, esta será uma das áreas onde um compromiss­o será mais difícil de atingir. Até porque, nas contas do Governo para o próximo ano, já está incluído um maior gasto com a classe.

Trata-se do descongela­mento das carreiras na Função Pública. Os enfermeiro­s são uma das 40 classes que vão ser abrangidos pela medida que vai entrar em vigor com o Orçamento de Estado de 2018. Segundo um relatório do Ministério das Finanças, 27 584 enfermeiro­s não são avaliados desde 2010, ficando ‘congelados’ profission­almente. Alterar essa realidade custa 23 milhões de euros.

 ??  ?? Enfermeiro­s têm feito várias concentraç­ões e hoje organizam manifestaç­ão
Enfermeiro­s têm feito várias concentraç­ões e hoje organizam manifestaç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal