ALER­TAS DO RE­LA­TÓ­RIO

Destak - - Atualidade -

Fo­gos fa­zem 165 mor­tos Des­de 2000, mor­re­ram em re­sul­ta­do di­re­to de in­cên­di­os flo­res­tais 165 pes­so­as, das quais 112 ci­vis e 53 ope­ra­ci­o­nais com­ba­ten­tes. Com as 64 ví­ti­mas mor­tais de Pe­dró­gão, 2017 é o ano mais mor­tí­fe­ro des­de que há re­gis­to, ape­sar de 2003 e 2005 te­rem mais área ar­di­da.

Gas­tos 6585 mi­lhões

Por­tu­gal gas­tou cer­ca de 6585 mi­lhões de euros nos úl­ti­mos 16 anos em in­cên­di­os. São 3948 mi­lhões em pre­juí­zos com a per­da de bens, 2219 mi­lhões com a des­trui­ção de flo­res­ta ou ou­tras zo­nas ver­des e ape­nas 410 mi­lhões fo­ram in­ves­ti­dos na pre­ven­ção.

Me­di­das a apli­car

O gru­po de pe­ri­tos su­ge­re: as For­ças Armadas (su­ba­pro­vei­ta­das) de­vem ser en­qua­dra­das no com­ba­te; a Es­co­la Na­ci­o­nal de Bom­bei­ros de­ve ser trans­for­ma­da nu­ma es­co­la pro­fis­si­o­nal; de­ve ser in­cen­ti­va­da a plan­ta­ção de car­va­lhos, cas­ta­nhei­ros e ou­tras fo­lho­sas.

ca­ção - o SIRESP es­tá «ba­se­a­do em tec­no­lo­gia ob­so­le­ta».

Além dis­so, o co­man­dan­te na­ci­o­nal de­via ter ti­do uma «pre­sen­ça ati­va»; a ação de po­lí­ti­cos e co­mu­ni­ca­ção so­ci­al dis­traiu o Co­man­do; o ama­do­ris­mo e fal­ta de co­nhe­ci­men­to dos bom­bei­ros; o in­cum­pri­men­to da lei em re­dor de po­vo­a­ções, casas e es­tra­das; to­das es­tas si­tu­a­ções po­ten­ci­a­ram a ca­tás­tro­fe.

Um quar­to de ho­ra fa­tal

Os in­cên­di­os que co­me­ça­ram em Pe­dró­gão Gran­de e Góis fo­ram cau­sa­dos, res­pe­ti­va­men­te, por des­car­gas elé­tri­cas me­di­a­das pe­la re­de de dis­tri­bui­ção de ener­gia e por um raio. Dos 64 óbi­tos, 62 ocor­re­ram en­tre as 19h50 e as 20h40 do dia 17 de ju­nho – quan­do o aler­ta de­ve­ria ter si­do da­do às 18h... Mais de me­ta­de des­tas mor­tes, as ocor­ri­das na EN 236-1, te­rão ocor­ri­do num es­pa­ço de tem­po de cer­ca de 15 mi­nu­tos.

António Cos­ta vai reu­nir com ví­ti­mas e pro­me­te re­ti­rar as ila­ções po­lí­ti­cas se for ca­so dis­so

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.