Destak

Meia dúzia de produções portuguesa­s na Viennale

Edição deste ano do Festival de Cinema de Viena, que começa esta semana, contará com contigente luso.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Seis produções e coproduçõe­s portuguesa­s vão ser exibidas na Viennale - Festival de Cinema de Viena, que decorre de 19 de outubro, próxima quinta-feira, a 2 de novembro, e onde também vão estar presentes os realizador­es Manuel Mozos e Marta Mateus.

De acordo com o comunicado do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisua­l, estão integrados na programaçã­o da Viennale A Fábrica de Nada, de Pedro Pinho; Ramiro, de Manuel Mozos; Farpões, Baldios, de Marta Mateus; bem como a coprodução lusofrance­sa Milla, de Valerie Massadian.

Além destes quatro filmes, no âmbito de um tributo ao antigo diretor do festival Hans Hurch, que morreu em julho, os produtores Luís Urbano e Manuel Mozos escolheram Vai e Vem, de João César Monteiro; e Chafariz das Virtudes, de Manoel de Oliveira.

Vários prémios em jogo

O ICA recorda que a Viennale atribui prémios para melhor filme; o FIPRESCI, da Associação Internacio­nal de Críticos de Cinema; o prémio do júri dos leitores do jornal Der Standard; e o prémio Mehrwert-filmpreis Erste Bank.

De lembrar que, em 2016, a Viennale selecionou dez filmes de produção ou coprodução portuguesa, de realizador­es como João Botelho, Rita Azevedo Gomes, Salomé Lamas, Rodrigo Areias e João Pedro Rodrigues.

 ??  ??
 ??  ?? A Viennale realizou a sua primeira edição na capital austríaca em 1960
A Viennale realizou a sua primeira edição na capital austríaca em 1960

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal