Destak

Necessário­s mais meios coletivos

- Siga o INEM no e no

O comissário europeu com a pasta da gestão de crise disse ontem que os incêndios que têm devastado a Europa desde o verão mostram que nenhum país consegue enfrentar o problema sozinho. Daí que Christos Stylianide­spede tenha pedido mais meios coletivos.

Os acidentes e as doenças súbitas acontecem quando menos se espera, sendo uma mais-valia qualquer pessoa estar preparada para atuar. É por isso importante saber abordar uma vítima e avaliar o seu estado de consciênci­a.

Perante qualquer situação de emergência, antes de se aproximar da vítima, deve confirmar se existem condições de segurança no local, para si e para a vítima. Havendo condições de segurança, aproxime-se e verifique se a vítima responde. Para tal, abane suavemente os ombros e pergunte em voz alta: “Está bem? Sente-se bem?”.

• Se a vítima responde significa que está consciente. Tente perceber o que se passou e se necessário ligue 112.

• Se a vítima não responde, considere que está desmaiada. Peça ajuda em voz alta, dizendo: “Preciso de ajuda! Está aqui uma pessoa desmaiada!”.

Caso a vítima não responda e após pedir ajuda, deve de seguida ver se a vítima está a respirar. Para avaliar se uma vítima respira deve Ver se o tórax expande, ouvir a passagem de ar e sentir a expiração na face. Siga estes passos:

• Coloque uma mão na testa da vítima e com dois dedos da outra mão no queixo da vítima eleve o queixo. Com este gesto vai melhorar a passagem do ar para os pulmões. • Coloque o seu ouvido perto da boca e nariz da vítima e olhe para o peito dela. Preste atenção a sons de respiração, se sente o ar da respiração no seu rosto e se observa os movimentos respiratór­ios do peito da vítima.

Faça isto durante 10 segundos.

Se respira normalment­e: Avalie a circulação e procure hemorragia­s. Deite a vítima de lado sobre o lado esquerdo. Ligue 112.

Se não respira normalment­e:

Se a vítima não respira normalment­e, devemos iniciar manobras de Suporte Básico de Vida (reanimação). Numa próxima edição, vamos ensinar como se fazem estas manobras.

Siga o INEM no facebook e no twitter.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal