Destak

Prejuízos totalizam perto de mil milhões

Governo espera uma fatura mais elevada com os fogos de domingo do que com Pedrógão Grande. Além da demissão da ministra, vítimas querem mais cabeças.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Nos sete municípios de Pedrógão Grande, os prejuízos foram estimados em valores superiores a 500 milhões de euros. Pela área geográfica agora atingida e pela violência do incêndio, não é difícil chegar à conclusão que estes prejuízos superarão muito largamente esse montante.» As contas são do ministro da Agricultur­a, Florestas e Desenvolvi­mento Rural.

Capoulas Santos não avançou um número concreto, mas é expectável que a conta se aproxime dos mil milhões de euros. Basta ver que, no início de setembro, como o Destak noticiou, quando alargou a candidatur­a ao Fundo Europeu de Solidaried­ade a outros 20 municípios da região Centro afetados por fogos menos severos em comparação com o de domingo, o Governo reviu a fatura de 496 para 716 milhões de euros.

O governante confirmou que os agricultor­es agora afetados vão ser ajudados à semelhança do que aconteceu em Pedrógão, sendo os prejuízos calculados em duas semanas. Também ontem, o Governo confirmou que vai assumir as responsabi­lidades pelas pessoas que morreram no fogo de ju- nho através de um mecanismo extrajudic­ial de compensaçã­o.

PCP quer investir o triplo

António Costa confirmou ontem que pediu à ministra da Administra­ção Interna para se manter em funções após junho devido à época crítica de incêndios e, desafiado pelo PSD, pediu desculpa pelas duas tragédias que assolaram o País. Numa reunião com o primeiro-ministro, os familiares das vítimas de Pedrógão pediram também a demissão da cúpula da Autorindad­e Nacional de Proteção Civil.

Já a Liga dos Bombeiros reforçou que é altura de mudar de paradigma. No debate parlamenta­r, António Costa disse que o OE 2018 prevê 20 milhões de euros para equipas de sapadores florestais e 131 milhões de euros para prevenção de incêndios. Mas o PCP desafiou o Executivo a gastar o mesmo que já aplicou na resolução do Banif: cerca de 500 milhões de euros (três vezes mais).

 ??  ?? Eduardo Cabrita é o escolhido para substituir Constança Urbano de Souza
Eduardo Cabrita é o escolhido para substituir Constança Urbano de Souza

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal