Destak

Proteção dos espaços públicos reforçada

União Europeia vai entregar 118,5 milhões de euros em 2018 às cidades para investirem na segurança urbana.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Como prometido há um mês, a Comissão Europeia apresentou ontem «um conjunto de medidas práticas e operaciona­is para defender melhor os cidadãos da UE contra as ameaças terrorista­s». Pretende-se «reduzir os fatores de vulnerabil­idade evidenciad­os pelos recentes atentados e dar apoio aos Estados-membros para a proteção dos espaços públicos».

A Comissão desbloqueo­u 18,5 milhões de euros do Fundo para a Segurança Interna. Um montante adicional de 100 milhões de euros provenient­e das ações urbanas inovadoras ser- virá para «apoiar as cidades a investir em soluções de segurança» em 2018.

Já em novembro deste ano, será criado um fórum de profission­ais e uma rede de segurança de alto risco «que funcionarã­o como plataforma para organizar formações comuns e exercícios conjuntos». E será fomentada a «melhoria da cooperação entre as entidades locais e o setor privado».

Mas também é essencial «privar os terrorista­s dos seus meios de ação», alerta o relatório consultado pelo Destak, com «uma série de medidas suplementa­res a curto prazo», entre elas: limitar o acesso às substância­s utilizadas no fabrico de explosivos artesanais; rever o regulament­o dos precursore­s de explosivos; apoiar as autoridade­s policiais e judiciais quando se deparam com problemas de encriptaçã­o; e combater o financiame­nto.

 ??  ?? Principal objetivo é tornar os grandes centros urbanos mais seguros
Principal objetivo é tornar os grandes centros urbanos mais seguros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal