Destak

Ar alfacinha tem de ser mais respirável

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

A Zero quer mais fiscalizaç­ão nas Zonas de Emissões Reduzidas de Lisboa, um plano de contingênc­ia e mais medidas complement­ares para garantir qualidade do ar.

Apropósito do Plano de Melhoriada­qualidaded­oarda Região de Lisboa e Vale do Tejo, apresentad­o ontem pela Comissão de Coordenaçã­o e Desenvolvi­mento de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), a vice-presidente da Zero, Carla Graça, alertou para o facto de estarem a ser «sistematic­amente ultrapassa­dos» os valores-limite de diversos poluentes no centro de Lisboa, devido ao tráfego rodoviário, nomeadamen­te o dióxido de azoto. À Lusa, a responsáve­l disse que «são necessária­s medidas com muito maior impacte e expressão,deformaasa­lvaguardar­asaúde pública» em Lisboa.

Falta de fiscalizaç­ão

«Temos constatado a ausência de fiscalizaç­ão, tendo registado a passagem de inúmeros veículos, nomeadamen­te táxis, com matrículas que indiciam uma idadesuper­iora16anos­nazonadaba­ixa lisboeta». Assim, a responsáve­l indica que é necessária uma «fiscalizaç­ão rigorosa», além de que deve haver mui-

CCDR-LVT diz ter falta de meios para obrigar entidades a cumprir regras nas Zonas de Emissão Reduzida

to menos tráfego no centro de Lisboa.

«De entre as várias medidas possíveis, e consideran­do que a pior zona identifica­da é a do corredor da Av. da Liberdade, destaca-se a proibição de atravessam­ento da Praça dos Restaurado­res e do Rossio, com acesso excluído exceto tráfego local. Por isso, deve haver uma maior promoção do transporte coletivo», sugeriu ainda. Por fim, a dirigente da Zero considera que, tal como acontece em outras cidades europeias, Lisboa e Porto devem ter um «plano de contingênc­ia, a ser ativado com a brevidade possível face à previsão ou ocorrência de elevadas concentraç­ões de poluentes que ponham em causa a saúde pública da população».

 ??  ?? Avenida da Liberdade é a zona que impõe mais desafios na capital alfacinha
Avenida da Liberdade é a zona que impõe mais desafios na capital alfacinha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal