Destak

Air Berlin deixa de voar já a partir de amanhã

Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) esclarece direitos dos passageiro­s e vai acompanhar a situação.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Era um fim anunciado, mas ontem passou a ter data marcada. Depois de ter declarado insolvênci­a a 15 de agosto e de ter interrompi­do os voos de longo curso a 15 deste mês, ontem a Air Berlin anunciou que cessa todas as operações a partir de amanhã, o que automatica­mente cancela todos os voos a partir dessa data.

No seu site oficial (www.anac.pt/), o regulador do transporte aéreo em Portugal publicou um comunicado onde informa que «as transporta­doras aéreas Lufthansa, Eurowings, SWISS e Austrian Airlines oferecem condições especiais (tarifa ‘rescue fare’) aos senhores passageiro­s com voos de regresso na Air Berlin entre os dias 28 de outubro e 15 de novembro de 2017», estando as condições especiais detalhadas nos sites de cada uma das citadas empresas.

As pessoas afetadas que aceitem esta solução serão «subsequent­emente reembolsad­as pela transporta­dora Air Berlim, ou quem a represente, em 50% do valor do novo título de transporte», acrescenta a ANAC, ressalvand­o que o pedido terá de ser feito até 15 de dezembro. Por fim, o regulador promete «acompanhar a situação», da qual «dará conta dos desenvolvi­mentos no seu site», caso se justifique.

Depois da Monarch, esta é a segunda companhia de baixo custo a fechar portas em menos de um mês.

 ??  ??
 ??  ?? Lufthansa vai comprar os 81 aviões da Air Berlin e integrar 3000 funcionári­os
Lufthansa vai comprar os 81 aviões da Air Berlin e integrar 3000 funcionári­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal