Destak

Uma semana para ver os melhores veleiros

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Está marcada para amanhã a abertura oficial do recinto da Volvo Ocean Race, mas as sete equipas já estão em Lisboa desde o fim de semana e só partem no domingo.

Concluída a primeira etapa, que teve partida de Alicante no passado dia 22, aí estão eles ancorados na Doca de Pedrouços, os sete veleiros que participam na edição 2017-2018 da Volvo Ocean Race. Descrita como a mais longa e mais exigente prova desportiva do mundo, esta competição disputa-se ao longo de 11 etapas: ao todo, serão percorrida­s 45 mil milhas náuticas, em quatro oceanos e tocando portos de 12 cidades espalhadas por seis continente­s.

Uma delas é Lisboa, que recebe o fim da 1ª etapa e o arranque da 2ª.

Este ano, o recinto da prova está organizado em L, com três áreas distintas: técnica, apoio e público. A partir desta terça-feira, com entrada gratuita, os visitantes poderão não só ver os veleiros, como também os ‘stands’ dos patrocinad­ores, a zona da restauraçã­o, o mercado de rua improvisad­o, e também os expositore­s da Marinha Portuguesa ou da Autoridade Marítima Nacional, que reforçam o tema deste ano: a sustentabi­lidade.

Na sexta-feira, dia 3, decorre um dos pontos altos da escola: a In Port Race. Basicament­e é uma mini-etapa em que os veleiros vão competir apenas no rio Tejo. Uma oportunida­de para ver mais de perto a beleza destas embarcaçõe­s. Dois dias depois, no domingo (5 de novembro), as equipas têm a partida para a segunda etapa, que as vai levar até a Cidade do Cabo), na África do Sul.

 ??  ??
 ??  ?? Embarcaçõe­s chegaram no sábado, três dias mais cedo que o previsto
Embarcaçõe­s chegaram no sábado, três dias mais cedo que o previsto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal