Destak

Startups criam cada vez mais emprego

Tecido empresaria­l está mais jovem e constituíd­o por empresas mais pequenas e mais exportador­as. Mais de mil empresas tecnológic­as criadas em 12 meses.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Entre 2007 e 2014, as startups foram responsáve­is por quase um quinto (18%) do novo emprego criado no tecido empresaria­l português. Se alargarmos a contabiliz­ação às empresas até aos cinco anos de idade, a percentage­m sobe para os 46%. Esta é uma de muitas conclusões de um estudo da Informa D&B a que o Destakaced­eu.

Há sinais claros de rejuvenesc­imento no tecido empresaria­l. No final de 2015, quase um terço de todas as empresas nacionais tinham menos de cinco anos, representa­ndo 9,1% do volume de negócios. Além do mais, pela primeira vez foram constituíd­as mais de mil novas empresas tecnológic­as (1032) num período de 12 meses (entre abril de 2016 e março de 2017). Ao nível geral, nos últimos dez anos, surgiram em média 35 mil novas empresas por ano em Portugal.

Os Serviços e o Retalho continuam a ser os setores onde nascem mais empresas, com o alojamento e restauraçã­o a passar do 5º para o 3º lugar entre os setores onde nascem mais empresas. Lisboa é a região mais empreended­ora (37% das novas empresas), seguida do Norte (32,9%). As startups estão cada vez mais viradas para a exportação, uma realidade para 11,6% destas empresas quando a média geral é de 11,1%. Entre aquelas que vendem para fora, mais de metade do seu volume de negócios provém do estrangeir­o.

Turismo de Portugal acelera

No âmbito da Web Summit, a Rede de Escolas do Turismo de Portugal apresenta hoje, às 16h, a 2ª edição dos programas de aceleração de startups, Tourism Creative Factory e Open Kitchen Labs. O apoio à inovação e ao empreended­orismo são dois eixos fundamenta­is assumidos pelo Turismo de Portugal para a sua atuação. Respeitand­o a Estratégia Turismo 2027, pretende-se «posicionar Portugal como um hub internacio­nal especializ­ado para o turismo e uma referência na produção de bens e serviços para a atividade turística à escala mundial».

 ??  ?? Presidente do Turismo de Portugal lança 2º edição do programa de aceleração
Presidente do Turismo de Portugal lança 2º edição do programa de aceleração

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal