Destak

Falha técnica no perímetro do hospital

Autoridade­s de saúde dizem que surto está em fase descendent­e. PSP recolhe corpos das vítimas mortais.

- JOÃO MONIZ Com Agência Lusa

Depois de ontem ter sido confirmado um novo caso, estando outro em análise, a diretora-geral de Saúde disse que o surto de legionela no Hospital São Francisco Xavier, que já provocou duas vítimas mortais,terá entrado numa fase com menos casos por dia. Até ontem à noite, 35 pessoas estavam infetadas – cinco internadas em unidades de cuidados intensivos.

Enquanto Graça Freitas indicou que os resultados preliminar­es de análises colhidas após as medidas corretivas aplicadas no sistema de refrigeraç­ão indiciam um efeito positivo, o ministro da Saúde reforçou que as primeiras evidências apontaram logo para uma emissão dentro do perímetro da unidade hospitalar. Para adalberto Campos Fernandes, «não se infetam 35 pessoas com uma ausência de falha», pelo que se trata «provavelme­nte de uma falha técnica».

O governante pediu à Inspeção-geral das Atividades em Saúde para acompanhar as investigaç­ões e saudou a atuação do Ministério Público, que abriu um inquérito e pediu à PSP que fosse aos velórios das duas vítimas mortais recolher os corpos para serem autopsiado­s. O ministro recusou que o surto se deva à falta de financiame­nto para a manutenção dos equipament­os dos hospitais. Posição também defendida pela Associação dos Administra­dores Hospitalar­es.

 ??  ?? © ANTÓNIO COTRIM/LUSA Apenas uma torre de refrigeraç­ão do São Francisco de Xavier está a funcionar
© ANTÓNIO COTRIM/LUSA Apenas uma torre de refrigeraç­ão do São Francisco de Xavier está a funcionar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal