Destak

FC Porto no meio de investigaç­ão francesa

Venda de Lucho, em 2009, é uma das 18 transferên­cias envolvendo o Marselha que estão sob suspeita.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Vários inspetores da Polícia Judiciária (PJ), acompanhad­os por alguns agentes franceses, estiveram ontem no Estádio do Dragão para dar seguimento a uma carta rogatória das autoridade­s gaulesas recebida há alguns meses. Em causa está a venda de um jogador e os dividendos que daí resultaram. A PJ não confirnou a identidade do atleta, mas trata-se de Lucho González, que o FC Porto vendeu ao Marselha em 2009 por 18 milhões de euros. Montante que podia ter chegado aos 24 milhões se fossem cumpridos alguns objetivos..

A PJ admite realizar mais diligência­s, embora o FC Porto não esteja a ser diretament­e investigad­o. Inclusive, os responsáve­is portistas que foram inquiridos, incluindo o presidente da Pinto da Costa, não foram constituíd­os arguidos e prestaram declaraçõe­s apenas como testemunha­s.

O FC Porto vê-se envolvido indiretame­nte numa investigaç­ão das autoridade­s francesas ao Marselha, que declarou perdas financeira­s na ordem dos 64 milhões de euros em três anos. Em causa estarão o pagamento de prémios e comissões, que por um lado poderão configurar fuga ao fisco, e por outro não batem certo com os prejuízos declarados.

Além de Lucho, que voltaria ao FC Porto em 2012 a custo zero, estão a ser investigad­os os negócios que envolvem outros 17 futebolist­as.

 ??  ??
 ??  ?? Depois de ter sido vendido por 18M€, argentino voltou ao Porto a custo zero
Depois de ter sido vendido por 18M€, argentino voltou ao Porto a custo zero

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal