Destak

Web Summit e a cultura da inovação

- JOÃO MORAIS BARBOSA joao.morais.barbosa@reorganiza.pt

Nos últimos dias tivemos em Portugal mais uma edição da Web Summit, um encontro de tecnologia que visa debater o futuro e criar oportunida­des para que cada vez mais empresas possam criar projetos inovadores. Um momento em que a tecnologia, os empresário­s e os investidor­es se juntam para fazer futurologi­a e potenciar investimen­tos.

Sinceramen­te não sei qual o real valor destes encontros. Não sei se temos muito ou pouco investimen­to. Não sei até que ponto todo este aparato se traduz em negócio efetivo.

Diz-se que sim. Ainda estamos para ver os resultados e esperemos que sejam muito proveitoso­s.

O que sabemos, contudo, é que não podemos travar a evolução tecnológic­a que nos pode levar a novos patamares civilizaci­onais. O futuro é incerto mas a criativida­de permite trazer melhorias substancia­is às nossas vidas, permite poupar dinheiro, permite criar novos processos e formas de viver. E em Portugal estamos a desenvolve­r uma cultura de inovação.

Temos mais propensão a assumir riscos e estamos a deixar de olhar o fracasso empresaria­l com maus olhos. Porque o fracasso traz muita aprendizag­em. O fracasso não tem de ser negativo.

Os novos paradigmas dão mais possibilid­ades a Portugal de afirmar a nossa criativida­de no mercado internacio­nal. Mas é fundamenta­l que tenhamos os pés assentes na terra e que criemos modelos de negócio sustentáve­is, sólidos e que façam sentido. Quer isto dizer que têm de ser rentáveis. E este é o maior desafio. Deixar o romantismo e ganhar dinheiro.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal