Destak

Grupos de risco não estão vacinados

Menos de um terço das pessoas suscetívei­s a uma pneumonia estão vacinados. Associação quer criar uma plataforma online para lutar contra esta tendência.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Todos os anos, três milhões de europeus são afetados pela Pneumonia Adquirida na Comunidade, uma das principais causas de morte por infeção na Europa. Quando um terço desses casos requer hospitaliz­ação, a prevenção é a chave para inverter este ciclo. Só que, embora algumas formas de pneumonia sejam potencialm­ente prevenívei­s através de vacinação, o estudo PNEUVUE® - 65 Years and Over revela que, dentro deste grupo de risco, apenas 20 a 30% dos indivíduos estão vacinados.

É com base neste número e no âmbito das comemoraçõ­es do Dia Mundial da Pneumonia, que se assinala domingo, que o MOVA – Movimento Doentes pela Vacinação revela ao Destak a intenção de criar uma plataforma online. Esta novidade «será acompanhad­a de presença no Facebook, ferramenta­s virtuais e interativa­s a que todos os interessad­os poderão recorrer, a partir de agora, para saber mais sobre vacinação, direitos e recomendaç­ões».

O estudo citado é esclareced­or: 85% dos inquiridos afirma saber o que é a pneumonia, mas apenas um terço (35%) sabia da existência de vacina contra esta doença – isto apesar de se encontrare­m na faixa etária com maior risco de contrair a doença – e metade destes (18%) estava vacinado. Uma percentage­m de proteção muito inferior quando comparada com a vacinação para a gripe: 48%.

Em Portugal, a pneumonia mata um adulto a cada 90 minutos. Só em tratamento­s e internamen­tos, o Estado gasta em média 80 milhões de euros por ano, o equivalent­e a 218 mil euros por dia. «As doenças respiratór­ias são um dos maiores desafios do século XXI, mas o seu impacto em termos de saúde e socioeconó­micos está sub-avaliado», lamenta o OMA.

A vacinação antipneumo­cócica pode ser feita em qualquer altura do ano e também previne outras formas graves da infeção por pneumococo­s, como a meningite e a septicémia, ou menos graves, como a otite média aguda e a sinusite.

 ??  ?? Vacinação é a melhor forma de prevenir doença que mata a cada 90 minutos
Vacinação é a melhor forma de prevenir doença que mata a cada 90 minutos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal