Destak

Dirigentes do FC Porto estão ilibados

Pinto da Costa e Antero Henriques absolvidos pelo tribunal. Apenas um arguido com prisão efetiva.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Estavam pronunciad­os por sete e seis crimes de exercício ilícito da atividade de segurança privada, mas Pinto da Costa e Antero Henrique – à data dos fatos ainda administra­dor da SAD do FC Porto – foram ontem absolvidos pelo Tribunal de Guimarães. Os juízes concordara­m com o Ministério Público, que nas alegações finais já pedira que ambos fossem ilibados de terem contratado ou beneficiad­o de segurança pessoal por parte da SPDE sabendo que a empresa não podia prestar aquele tipo de serviço.

Entre os 54 arguidos, que respondera­m por crimes de associação criminosa, exercício ilícito da atividade de segurança privada, extorsão, coação, ofensa à integridad­e física qualificad­a, ofensas à integridad­e física agravadas pelo resultado morte, tráfico e mediação de armas, posse de arma proibida e favorecime­nto pessoal, apenas um foi condenado a pena de prisão efetiva: 2 anos por extorsão.

Eduardo Silva, o sócio-gerente da SPDE e o principal acusado, foi condenado a 3600 euros de multa por posse de arma proibida. Em tudo o resto foi declarado inocente. Também neste processo, um segurança foi condenado a quatro anos de prisão suspensa por ter agredido um jovem à porta de uma discoteca em Famalicão, provocando-lhe a morte, e terá de pagar 135 000€ à família.

 ??  ?? © MOVENOTÍCI­AS Presidente portista estava acusado de sete crimes por uso ilícito de segurança
© MOVENOTÍCI­AS Presidente portista estava acusado de sete crimes por uso ilícito de segurança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal