Destak

Seis candidatos à expansão do metro

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Júri do concurso da expansão do metro da Invicta seleciona seis dos 12 concorrent­es para apresentar­em propostas para nova Linha Rosa e o prolongame­nto da Amarela.

Segundo a Metro do Porto, os seis projetista­s pré-qualificad­os pelo júri têm até ao dia 30 de novembro para apresentar as propostas do projeto da Linha Rosa, que vai ligar, no Porto, a estação de São Bento à Casa da Música, com o valor estimado de 2,6 milhões de euros; e do prolongame­nto da Linha Amarela até Vilad’este,emvilanova­degaia,avaliado em 2,1 milhões de euros. As propostas vão ser avaliadas com base no preçoenava­liatécnica­eaempresae­spera adjudicar até ao fim de dezembro os projetos das duas novas linhas, «a construir entre 2019 e 2022» e com um

Entre os escolhidos estão os agrupament­os de empresas/consórcios Fase/ayesa; Tecnofisil/typsa/jmenglob/pais Mamede & Malato/adão da Fonseca; IDOM; Lcw/amberg/grid; Coba/viaponte/gibb; e Sener. A Metro Porto destaca que «qualquer um destes seis concorrent­es está habilitado a apresentar propostas, quer para a elaboração do projeto da Linha Rosa, quer para o prolongame­nto da linha Amarela».

A Metro do Porto espera que «o lançamento dos concursos para as empreitada­s de construção da Linha Rosa e da extensão da Linha Amarela» aconteça no fim de 2018, «de modo a que as obras arranquem, no Porto e em Vila Nova de Gaia, nos primeiros meses de 2019 e venham a ficar concluídas em 2022».

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Nova Linha Rosa será «totalmente subterrâne­a» e terá quatro novas estações
Nova Linha Rosa será «totalmente subterrâne­a» e terá quatro novas estações

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal