Gre­ve dos do­cen­tes vai fe­char as es­co­las

Pro­tes­to de ama­nhã dei­xa alu­nos sem aulas. Pais que­rem res­pos­tas pa­ra a qua­li­da­de das can­ti­nas.

Destak - - Atualidade - RE­DA­ÇÃO re­da­cao@des­tak.pt

Es­co­las fe­cha­das, alu­nos sem aulas e pro­fes­so­res na rua é o ce­ná­rio tra­ça­do por sin­di­ca­tos e di­re­to­res es­co­la­res pa­ra ama­nhã, dia de gre­ve ge­ral e con­cen­tra­ção fren­te ao Par­la­men­to en­quan­to é dis­cu­ti­do o Orçamento do Es­ta­do pa­ra 2018. «É ina­cei­tá­vel a per­da de tem­po de ser­vi­ço. Acei­ta­mos ne­go­ci­ar, mas não acei­ta­mos per­das de ser­vi­ço que já cum­pri­mos», dis­se Má­rio No­guei­ra, da Fen­prof.

«Os pro­fes­so­res es­tão mui­to re­vol­ta­dos em re­la­ção à con­ta­gem de tem­po de ser­vi­ço e acre­di­to que ha­ve­rá um mar de gen­te em Lis­boa, mui­tas es­co- las fe­cha­das e alu­nos sem aulas», dis­se à Lu­sa Fi­lin­to Li­ma, pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal de Di­re­to­res de Agru­pa­men­tos de Es­co­las Pú­bli­cas.

En­tre­tan­to, um in­cên­dio na área téc­ni­ca da es­co­la Aprí­gio Gomes, na Ama­do­ra, dei­xou 700 alu­nos sem aulas. A câ­ma­ra não tem ain­da uma pre­vi­são pa­ra a re­a­ber­tu­ra.

Pro­ces­sos a alu­nos

A fe­de­ra­ção de as­so­ci­a­ções de pais de Lis­boa exi­giu, nu­ma car­ta aber­ta di­ri­gi­da ao mi­nis­tro da Edu­ca­ção, de­pu­ta­dos e pre­si­den­tes de câmaras, res­pos­tas pa­ra a fal­ta de qua­li­da­de da ali­men­ta­ção nas can­ti­nas es­co­la­res. A as­so­ci­a­ção Trans­pa­rên­cia e In­te­gri­da­de so­li­ci­tou o le­van­ta­men­to de to­dos os ca­sos em que alu­nos te­nham si­do al­vo de pro­ces­sos dis­ci­pli­na­res por de­nun­ci­a­rem a má qua­li­da­de.

Mui­tos es­ta­be­le­ci­men­tos de­ve­rão ser en­cer­ra­dos pe­lo pro­tes­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.