Vi­de­o­jo­gos são os reis e se­nho­res

De 16 a 19 de no­vem­bro, a 4ª edi­ção do mai­or even­to de vi­de­o­jo­gos em Por­tu­gal vol­ta à FIL, ocu­pan­do dois pa­vi­lhões com 25.000 m² de ex­po­si­ção e ati­vi­da­des.

Destak - - Tecno - JOÃO MO­NIZ jmo­niz@des­tak.pt

Es­tá qu­a­se a che­gar a al­tu­ra do ano mais es­pe­ra­da pe­los apai­xo­na­dos dos vi­de­o­jo­gos: é já na quin­ta-fei­ra que ar­ran­ca a Lis­boa Games Week, que es­te ano du­pli­cou o seu es­pa­ço – o que per­mi­te ter ain­da mais es­pa­ços de ex­pe­ri­men­ta­ção –, acom­pa­nhan­do a pu­jan­ça des­te se­tor em Por­tu­gal. Ao lon­go de qua­tro di­as, os mais de 50 mil vi­si­tan­tes es­pe­ra­dos po­de­rão co­nhe­cer as no­vi­da­des e ten­dên­ci­as dos lí­de­res da in­dús­tria mun­di­al no seg­men­to das con­so­las e com­pu­ta­do­res pes­so­ais, com o lan­ça­men­to dos tí­tu­los mais aguar­da­dos em 2017 e an­tes­trei­as pa­ra 2018.

Além do ha­bi­tu­al des­ta­que pa­ra a re­a­li­da­de vir­tu­al e tec­no­lo­gi­as imer­si­vas, o Lis­boa Games Week apre­sen­ta mui­tas no­vi­da­des. É o ca­so da Ro­bo­party (com cons­tru­ção, pro­gra­ma­ção e tes­tes no ter­re­no), da Dro­ne Ex­pe­ri­en­ce (com de­mons­tra­ções, exi­bi­ções e cor­ri­das) e do Ro­bot Extreme.

De­pois, há os ha­bi­tu­ais es­pa­ços de es­ports (com torneios de jo­gos co­mo Le­a­gue ofle­gends ou Spla­to­on!) e as atra­cões pa­ra to­dos os gos­tos. Des­de os con­cur­sos Cos­play (os me­lho­res fa­tos in­di­vi­du­ais são ava­li­a­dos no sá- ba­do e os de gru­po no do­min­go) aos si­mu­la­do­res ou re­tro­ga­mes (um au­tên­ti­co mu­seu), pas­san­do pe­lo sa­lão de jo­gos (má­qui­nas ar­ca­de e pin­ball).

A ofer­ta des­te cer­ta­me inclui o Es­pa­ço Fa­mí­lia (com ati­vi­da­des concebidas pa­ra o di­ver­ti­men­to de pais e fi­lhos) e o Es­pa­ço Fan­tás­ti­co (pon­to de en­con­tro pa­ra os Cos­players, com lo­jas e ani­ma­ção pop cul­tu­re). Tam­bém se­rá pos­sí­vel co­nhe­cer os You­tu­bers mais po­pu­la­res da atu­a­li­da­de e ou­vir seis dos gran­des de­ve­lo­pers mun­di­ais. Es­tes vão es­tar no In­die Do­me, or­ga­ni­za­ção que apoia criadores e es­tú­di­os de vi­de­o­jo­gos in­de­pen­den­tes, pro­je­tos in­te­ra­ti­vos e ino­va­do­res.

Re­fe­rên­cia fi­nal pa­ra o Ser­vi­ço Edu­ca­ti­vo, ini­ci­a­ti­va em tor­no da ga­mi­fi­ca­ção e ori­en­ta­da pa­ra as es­co­las atra­vés da di­vul­ga­ção das ati­vi­da­des as­so­ci­a­das ao de­sen­vol­vi­men­to dos vi­de­o­jo­gos – en­tre elas a Umi­nho e a Plays­ta­ti­on Ta­lent.

©DR ©DR

São es­pe­ra­das mais de 50 mil pes­so­as pa­ra ver torneios de jo­gos e não só

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.