O novo SEAT Aro­na es­tá qua­se a che­gar

Aro­na é uma ci­da­de da ilha de Te­ne­ri­fe, nas Ca­ná­ri­as, e deu o no­me ao novo SUV da SEAT, que che­ga aos con­ces­si­o­ná­ri­os da mar­ca do Gru­po VW a 6 de no­vem­bro.

Destak - - Automóvel - REDAÇÃO re­da­cao@des­tak.pt

ASEAT apos­ta for­te nos SUV. De­pois do lan­ça­men­to do Ate­ca, o novo Aro­na es­tá a che­gar ao mer­ca­do na­ci­o­nal. Com 4,14 me­tros de com­pri­men­to, é oi­to cen­tí­me­tros mais lon­go do que o Ibi­za. Tem a mes­ma lar­gu­ra (1,78 me­tros), mas a al­tu­ra (1,55 me­tros) é 11 cen­tí­me­tros su­pe­ri­or. A dis­tân­cia en­tre-ei­xos é a me­di­da que de­fi­ne o espaço in­te­ri­or e, nes­te ca­so, os 2,56 me­tros per­mi­ti­ram po­ten­ci­ar a ha­bi­ta­bi­li­da­de des­te SUV com­pac­to.

O in­te­ri­or tem tu­do a ver com o novo Ibi­za, se­ja o vo­lan­te, o de­se­nho dos ban­cos ou o ta­bli­er, on­de se des­ta­ca o ecrã de cin­co ou oi­to po­le­ga­das (de acor­do com o ní­vel de equi­pa­men­to) com um gra­fis­mo mo­der­no e co­man­dos in­tui­ti­vos. Não po­dia ser de outra for­ma, por­que o novo Ibi­za deu um gran­de pas­so em fren­te a este ní­vel.

Há espaço mais do que su­fi­ci­en­te pa­ra qua­tro adul­tos, mes­mo nos lu­ga­res tra­sei­ros on­de um ter­cei­ro ocu­pan­te fi­ca me­nos con­for­tá­vel. A ba­ga­gei­ra é am­pla: oferece 400 li­tros, mais 45 do que o Ibi­za, e o vo­lu­me po­de che­gar aos 1280 li­tros com os ban­cos re­ba­ti­dos. É uma re­fe­rên­cia pa­ra este seg­men­to em qual­quer das con­fi­gu­ra­ções.

Na fa­se de lan­ça­men­to ape­nas es­tão dis­po­ní­veis op­ções a ga­so­li­na com ba­se no blo­co 1.0 de três ci­lin­dros que, gra­ças à so­bre­a­li­men­ta­ção, ga­ran­te po­tên­ci­as de 95 e 115 cv. Es­tes motores es­tão dis­po­ní­veis com cai­xas de ve­lo­ci­da­des ma­nu­ais de cin­co ou seis ve­lo­ci­da­des, ou au­to­má­ti­ca DSG de se­te ve­lo­ci­da­des. O pre­ço co­me­ça nos 17 805 euros da ver­são me­nos equi­pa­da e vai até aos 24 615 euros do 1.0 TSI mais po­ten­te com cai­xa au­to­má­ti­ca DSG. Lá pa­ra o fi­nal do ano, es­tá pre­vis­to um 1.5 TSI com 150 cv (26 045€) e, em 2018, um 1.6 TDI di­e­sel de 115 cv.

Os 2,56 me­tros en­tre-ei­xos po­ten­ci­a­ram a ha­bi­ta­bi­li­da­de des­te SUV com­pac­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.