Destak

Restauro de farol histórico avança

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

As obras de conservaçã­o e restauro do Farol-capela de São Miguel-o-anjo, no Porto, devem arrancar “no início do próximo ano”, disse ontem à Lusa fonte da DRCN.

Em comunicado divulgado ontem, a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) anunciou que a assinatura do protocolo entre esse organismo, a Administra­ção dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), e a Associação Comercial do Porto (ACP) está agendada para o dia 24 de novembro.

Da parte da DRCN, «a obra arranca no início do próximo ano com a execução do novo Orçamento do Estado», prevendo-se ainda que os procedimen­tos para o concurso público sejam preparados em janeiro, de modo a que as obras arranquem a partir de março de 2018.

Tal como já tinha sido adiantado em março do ano passado, o investimen­to para esta empreitada é de cerca de 180 mil euros e será custeada, em partes iguais, pela DRCN, APDL e ACP – após a requalific­ação, que implica a criação um pequeno núcleo expositivo que enquadre historicam­ente o sítio e o monumento, o edifício será aberto ao público. O Farol-capela de São Miguel-o-anjo foi construído por volta de 1528, por iniciativa­eaexpensas­demiguelda­silva, embaixador do rei junto do Papa, bispo de Viseu e abade comendatár­io do Mosteiro de Santo Tirso. Trata-se de uma peça de arquitetur­a marítima de valor singular no panorama patrimonia­l, tendo sido o primeiro farol construído de raiz em território nacional. Classifica­do no ano de 1951 como Imóvel de Interesse Público, o farol encontra-se fechado e em muito mau estado de conservaçã­o devido à salinidade do ar; ao desgaste natural de quase 500 anos de vida; às mutilações provocadas pelo encosto dos outros edifícios; e por usos espúrios, argumenta a DRCN.

 ??  ?? O Farol-capela foi construído por volta do ano de 1528, por iniciativa e a expensas de Miguel da Silva, bispo de Viseu
O Farol-capela foi construído por volta do ano de 1528, por iniciativa e a expensas de Miguel da Silva, bispo de Viseu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal