Destak

Jovens recebem ajuda para se reintegrar­em

Associação dá uma ajuda com a papelada necessária para o Empreende Já, programa que financia ações de formação e criação do próprio emprego.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Criado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) para dar uma oportunida­de aos milhares de jovens que se encontram sem estudar, sem trabalhar e sem qualquer plano de formação ou estágio – os chamados NEET na sigla inglesa – o Empreende Já divide-se em duas ações.

Na primeira, estimula-se o desenvolvi­mento de projetos e a aquisição de competênci­as, com 250 horas de formação e 30 horas de tutoria. Está prevista a participaç­ão de 370 jovens com direito a uma bolsa mensal aproximada de 700€ durante seis meses. Daqui são selecionad­os 90 projetos para uma segunda fase, com a atribuição de 10 000€ para apoio à criação e sustentabi­lidade da empresa ou entidade de economia social.

Atenta à promoção da dignidade humana, a ONGH SAPANA.ORG decidiu promover o acesso dos jovens ao Empreende Já, ajudando-os a reunir a documentaç­ão necessária para

Os diplomados do ensino superior ganham mais 50% face a quem tem apenas o 12º ano e desfrutam de melhor qualidade de vida, não só porque os salários são mais altos mas também porque a empregabil­idade é maior, conclui um estudo coordenado pela Universida­de do Minho e que contou com cerca de 2,8 milhões de trabalhado­res do setor privado português.

Programa tem uma bolsa mensal para formação que ronda os 700 euros durante meio ano

 ??  ??
 ??  ?? Candidatos têm de ter entre 18 e 29 anos e a escolarida­de obrigatóri­a
Candidatos têm de ter entre 18 e 29 anos e a escolarida­de obrigatóri­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal