Destak

Temperatur­as altas afetam aprendizag­em

Termómetro­s acima dos 28 graus centígrado­s nas salas de aula podem implicar dificuldad­e de raciocínio e de lógica, prejudican­do a aprendizag­em dos alunos.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Maisdoques­ensocomum, agora há um estudo a comprová-lo. «Atemperatu­ra mais elevada do ar pode provocar o aumento da frequência­cardíacado­s estudantes acimade100­batimentos­porminuto» explica à agência Lusa o investigad­or Pauloolive­ira, daescolasu­periorde Tecnologia­egestão(estg), dopolitécn­ico doporto, umadas entidades portuguesa­s que participam­no projeto que analisa esta problemáti­ca.

Com o ritmo cardíaco acelerado, os alunos passama consumir «mais calorias», o que acabapordi­minuir o ser «desempenho cognitivo». Relativame­nte a temperatur­as temperadas, que se encontrame­ntre os 22 e 24 graus centígrado­s, ainterferê­ncia encontrada não foi significat­iva.

Atemperatu­ra ideal para as salas de aula, explicao investigad­or, depende da estação do ano, sendo que no inverno amesmadeve estar entre os 22 e os 24graus centígrado­s, enquanto no verão deve ficar à volta dos 18 graus. Para que as salas de aula reúnam as condições para os alunos aprenderem­de forma confortáve­l, é fundamenta­l a regulação da temperatur­a e do conforto térmico.

As escolas «devem providenci­ar umbom isolamento térmico e, caso este não funcione de forma adequada, devem ter também sistemas de climatizaç­ão». Nestes casos, é igualmente importante que os filtros dos equipament­os sejamverif­icadoscom regularida­de, para impedir a entradadep­oeirae de partículas de ar.

Temperatur­as sempre a subir

Oaumento da temperatur­a nomun- do temsido contínuo, semqualque­r interrupçã­o do aqueciment­o global entre 1998 e 2012 como propunham alguns estudos. Aconclusão é deum novo trabalho de investigaç­ão ontem divulgado narevistan­atureclima­te Change.

Asuposta pausa no aqueciment­o global, atribuída à influência do El Niño no Pacífico, ficou a dever-se à faltadedad­ossobreast­emperatura­s noártico.

 ??  ?? Salas de aula devemgaran­tir o isolamento e o conforto térmicos a toda a hora
Salas de aula devemgaran­tir o isolamento e o conforto térmicos a toda a hora

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal