Destak

Bom desempenho dos trabalhado­res ignorado

Menos de metade das empresas premeiam objetivos cumpridos. Veja a estatístic­a das regalias concedidas.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

No ano passado, só 44,9% das empresas atribuíram prémios de desempenho aos trabalhado­res pelo cumpriment­o dos objetivos definidos. E em cerca de 51% das sociedades não houve mesmo lugar a qualquer promoção de pessoal ao serviço com funções de gestão (a percentage­m cai para 44,3% no restante pessoal). Isto apesar de o INE apontar para uma «relação significat­iva entre a qualidade da gestão e o desempenho económico».

Com base na análise a 154 826 postos de trabalho em 333 empresas, outro estudo a que o Destak teve aces- so, o Total Compensati­on Portugal 2017, detalha os principais benefícios atribuídos pelas empresas em Portugal aos seus colaborado­res: 44% concede um plano de pensões e 47% um complement­o de subsídio de doença (um aumento de dez pontos percentuai­s), que normalment­e não ultrapassa os 35% do salário base. Um plano médico (93%), muitas vezes (63%) extensível aos familiares, seguro de acidentes pessoais (50%), dias de férias extra (53%) são outros benefícios.

Prazo de pagamento por cumprir

Em setembro deste ano, só 16,3% das empresas portuguesa­s cumpriam os prazos de pagamento acordados, o valor mais baixo nos últimos dois anos, conclui a Informa D&B. As empresas de menor dimensão são as mais cumpridora­s.

 ??  ??
 ??  ?? Segundo estudo da Mercer, 93% das empresas atribuem plano médico
Segundo estudo da Mercer, 93% das empresas atribuem plano médico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal