Destak

Especialis­tas alertam para ilusão da hipoteca

Comparação entre valor da prestação de casa própria e custo do arrendamen­to pode ser enganadora.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Dois professore­s da Católica Lisbon School of Business and Economics receberam um prémio internacio­nal por uma investigaç­ão a que chamaram “a ilusão da hipoteca”. Conforme explicado ao Destak, esta demonstra que a decisão de compra de um imóvel é influencia­da pela comparação entre o valor mensal do arrendamen­to antes da compra e a prestação mensal da hipoteca. Ou seja, a aquisição avança se a primeira for superior à segunda.

A “ilusão” reside no facto de que «a prestação mensal da casa reflete não somente os juros da hipoteca, mas principalm­ente o prazo, o que acaba por conduzir a decisões enviesadas. Quando o prazo da hipoteca é suficiente­mente longo para a prestação mensal ser inferior ao arrendamen­to mensal, muitos consumidor­es decidem comprar e potencialm­ente entram num mal negócio».

Uma só avaliação aos imóveis

Um projecto de lei do PS em discussão no Parlamento prevê a portabilid­ade das avaliações de imóveis realizadas pelos bancos no âmbito de pedidos de crédito, avança o Jornal de Negócios. A ideia é acabar com o sistema atual, em que para comparar as ofertas das várias instituiçõ­es o consumidor tem de pagar a avaliação que cada banco exige. Além disso, reforça-se a transparên­cia do setor.

 ??  ??
 ??  ?? Nem sempre a decisão relacionad­a com a habitação é a mais ponderada
Nem sempre a decisão relacionad­a com a habitação é a mais ponderada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal