Destak

Museu da Arte Popular ganha vida

Diretor do MAP afirma que espaço, encerrado vários anos e reaberto em 2016, tem tido afluência «constante» de visitantes e recebido «muitas propostas» de cedência.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

OMuseu de Arte Popular (MAP), localizado em Belém, acolhe a partir de amanhã uma exposição dedicada ao trabalho de M. C. Escher, que reúne 200 obras do artista holandês e inclui equipament­os didáticos. Esta exposição, com curadoria da produtora de exposições de arte Arthemisia, estará patente em Lisboa até 27 de maio do próximo ano, e sucede à exposição Da Fotografia ao Azulejo, que encerrou em outubro.

Contactado pela Lusa sobre o ponto da situação do MAP desde a sua reabertura, em dezembro de 2016, e tendo em conta que o museu chegou a estar encerrado durante vários anos devido a problemas de infiltraçõ­es, Paulo Costa, diretor do espaço cultural alfacinha – e também responsáve­l pelo Museu Nacional de Etnologia – disse que a afluência de público ao espaço «tem sido relativame­nte constante».

Muita procura

«Este museu tem tido imensos pedidos de cedência que são devidament­e avaliados de acordo com as suas finalidade­s, porque o objetivo é sempre usar o espaço para fins culturais, como este caso», disse ainda Paulo Costa sobre o primeiro ano de atividade do museu desde a sua reabertura.

Já sobre a nova exposição, produzida por uma entidade privada, Paulo Costa considera que a iniciativa «será uma mais-valia para a divulgação» do MAP, já que se trata de uma «mostra internacio­nal, em itinerânci­a, de um artista muito conhecido» – a exposição, que esteve recentemen­te em Madrid, capital espanhola, é o resultado de uma proposta de ocupação do espaço do museu que foi «devidament­e avaliada».

Sobre o valor da cedência do espaço, o diretor do MAP indicou que está de acordo com a lei aplicada nestes casos, e remeteu essa indicação para a Direção-geral do Património Cultural (DGPC), que tutela o museu – contactada pela Lusa sobre esta matéria, a DGPC não fez qualquer comentário.

 ??  ?? Mostra “Da Fotografia ao Azulejo”, de M.C. Escher, inaugura amanhã no MAP
Mostra “Da Fotografia ao Azulejo”, de M.C. Escher, inaugura amanhã no MAP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal