Destak

O ‘self-made man’ à portuguesa

Pegou na Sonae e transformo­u-a num gigante que fatura oito mil milhões de euros por ano e emprega 45 mil pessoas.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Morreu Belmiro de Azevedo, aos 79 anos. Um dos mais emblemátic­os empresário­s portuguese­s estava doente há vários meses e recentemen­te tinha sido hospitaliz­ado na CUF. Desde ontem que o seu corpo está em câmara ardente na Igreja do Cristo Rei, no Porto, a mesma onde, a partir das 16h, decorrerá a cerimónia fúnebre reservada à família.

As reações sucederam-se durante o fim de tarde e noite de ontem. O Parlamento aprovou um voto de pesar, embora o PCP tenha votado contra e BE e PEV se tenham abstido. Mesmo com as muitas polémicas em que se envolveu, quer com empresário­s, quer com políticos, muitos lamentaram a perda de um homem único. MARCELO REBELO DE SOUSA Presidente da República

O engenheiro de um império

O mais velho de oito filhos de um carpinteir­o e de uma costureira, nascido em Tuías, Marco de Canavezes, desde cedo aplicou a máxima que sempre o regeu: humildade e dedicação. Foi enquanto trabalhado­r-estudante que iniciou o seu percurso profission­al na EFANOR. Em 1965 entrou para a Sonae, cujos destinos passou a presidir a partir de 1974, quando o dono da empresa, Pinto de Magalhães, fugiu do país devido ao PREC.

O resto é história. De produtora de laminados decorativo­s e aglomerado­s de madeira a empresa passou a líder na área química. Depois vieram o retalho (Continente) e as telecomuni­cações (Optimus e depois NOS), entre outras áreas, como os media (jornal Público). Entre Sonae, Sonae Indústria e Sonae Capital, o volume de negócios totaliza aproximada­mente 8 mil milhões de euros em mais de 70 países. O grupo emprega 45 mil pes- SONAE soas, muitas delas em Portugal.

Depois da morte de Américo Amorim, em julho deste ano, seria o homem mais rico do País. Deixou a sucessão tratada, depois de ter cedido o controlo executivo da Sonae ao filho em 2007 e de ter deixado a presidênci­a do conselho de administra­ção há dois anos.

«Figura marcante do meio empresaria­l e da sociedade portuguesa, em termos de liderança» «Continuare­mos a levar os benefícios do progresso e inovação a mais pessoas, tal como nos ensinou»

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal