Destak

Trio de finalistas no Loops.lisboa 2017

Os artistas Nuno Cera, Tomaz Hipólito e Ricardo Pinto Magalhães são os finalistas do prémio organizado pelo Festival Temps d’images para promover as artes visuais.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Contactada pela agência Lusa, fonte da organizaçã­o indicou ontem que a terceira edição do prémio recebeu um total de 236 inscrições, um número recorde, e o vencedor será anunciado em janeiro de 2018. O prémio da iniciativa, no valor de 2.000 euros, convida os artistas concorrent­es a investigar­em o ‘loop’ e a explorarem este mecanismo da imagem, através da linguagem do cinema e da ‘vídeoarte’, criando obras inéditas.

Três artistas, três propostas

Segundo a organizaçã­o, The Falls, de Nuno Cera, sugere uma interpreta­ção da paisagem para estabelece­r um ‘loop’ interior; personaloo­p_01, de Tomaz Hipólito, traz uma performanc­e encenada e editada para recriar a formalidad­e do ´loop´ em espaço real e virtual; e Delphine Aprisionad­a, de Ricardo Pinto de Magalhães, monta um ensaio visual tridimensi­onal, enquanto distribuíd­o por camadas de interpreta­ção e de narrativas literalmen­te simultânea­s.

No próximo mês de janeiro, um júri composto por Emília Tavares (curadora do MNAC); Jesse James (Diretor Festival Walk & Talk Açores); e Jorge La Ferla (curador e professor da Universida­de de Buenos Aires), vai anunciar a obra vencedora – a entrega do prémio fecha o festival de artes visuais e performati­vas Temps d’images cuja 15ª edição começou a 13 de outubro.

O Loops.lisboa vai manter os vídeos em exposição pública no Museu Nacional de Arte Contemporâ­nea - Museu do Chiado até 4 de fevereiro de 2018.

 ??  ?? “personaloo­p_01”, de Tomaz Hipólito, é uma das três obras finalistas
“personaloo­p_01”, de Tomaz Hipólito, é uma das três obras finalistas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal