Destak

Obras da Bienal de Veneza em Matosinhos

Peças de José Pedro Croft que representa­ram Portugal na Bienal de Arte de Veneza em mostra na Real Vinícola.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Fonte da Câmara Municipal de Matosinhos, entidade que adquiriu as peças de Medida Incerta, informou que a inauguraçã­o da exposição vai ter lugar às 17h de sábado, próximo dia 17 de dezembro. Em termos de dimensão, a maior das esculturas da mostra tem 3,4 metros de altura e o conjunto de peças totaliza 140 toneladas.

Mais de 15 mil visitas

A exposição Medida Incerta, da autoria de José Pedro Croft, que represento­u Portugal na Bienal de Arte de Veneza deste ano, recebeu um total de 16 110 visitantes entre maio e novembro – obra é composta por seis esculturas criadas pelo artista português, com curadoria do historiado­r de arte João Pinharanda (o conjunto ficou instalado na Villa Hériot, na ilha italiana de Giudecca, ao largo de Veneza). O projeto é descrito como «uma desconstru­ção do plano e da ortogonali­dade, um jogo entre a objetivida­de do espaço e a sua ilusão, um desafio à sua estabilida­de e equilíbrio».

De recordar ainda que no final do passado mês de março, quando a escultura foi montada na Póvoa de Varzim, foi conhecida oficialmen­te a aquisição da obra pela parte da Câmara Municipal de Matosinhos e a sua localizaçã­o futura, após o regresso da caidade italiana de Veneza, na paisagem da Casa da Arquitetur­a, na antiga Real Vinícola.

 ??  ??
 ??  ?? Obras vão ficar expostas na antiga Real Vinícula, na Casa da Arquitetur­a
Obras vão ficar expostas na antiga Real Vinícula, na Casa da Arquitetur­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal