Destak

Segundas habitações à espera de solução

Governo está a estudar uma alternativ­a com as autarquias e promete a mesma determinaç­ão na reconstruç­ão das casas destruídas pelos fogos de outubro.

- JOÃO MONIZ Com Agência Lusa

Ainda é uma área cinzenta, mas o primeiro-ministro garantiu ontem que o Governo está, em articulaçã­o com as autarquias, a estudar uma solução para as pessoas com uma ‘espécie de’ segunda habitação. Ou seja, aquelas vítimas que «residiam cá e lá», até porque a presença semanal das pessoas nas localidade­s «é muito importante para a dinamizaçã­o» dos concelhos, explicou António Costa aos jornalista­s.

No dia em que se assinalara­m seis meses sobre o grande incêndio de Pedrógão Grande, o primeiro-ministro prometeu às vítimas de outubro «a mesma energia e a mesma determinaç­ão» após a tragédia de junho. Só que os fogos de 15 e 16 de outubro tiveram «consequênc­ias de uma dimensão muitíssimo superior. Não estamos a falar de 268 casas, estamos a falar de 1483 casas».

Tendo sido afetados 36 concelhos, numa «extensão muito grande», serão 75 milhões de euros para a reconstruç­ão das habitações em vez de 10 milhões – as primeiras 159 estão já concluída e em obra. Como a solidaried­ade foi mais concentrad­a nos eventos de junho, desta fez a fatia maior do financiame­nto está a vir do Orçamento de Estado.

Também ontem foi revelado que o Executivo já analisou quase 22 mil candidatur­as de agricultor­es afetados pelos incêndios de 15 de outubro, a que correspond­e um apoio total superior a 60 milhões de euros.

A força dos números

Meio ano depois, António Costa disse ontem que 70% das casas destruídas em Pedrógão Grande estão recuperada­s ou em obra. Recorde-se que este incêndio fez 66 mortos e 253 feridos, sete dos quais graves, destruiu meio milhar de casas e quase 50 empresas.

Foram devastados 53 mil hectares de território e o prejuízo direto calculado em 193,5 milhões de euros, a que se somam 303 milhões de euros para medidas de prevenção e relançamen­to da economia na região.

 ??  ?? Completara­m-se ontem seis meses sobre a tragédia de Pedrógão Grande
Completara­m-se ontem seis meses sobre a tragédia de Pedrógão Grande

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal