Destak

Um quinto dos voos em Portugal sofre atrasos

Em média, 22% das ligações que partem de aeroportos nacionais chegam mais de 15 minutos após o previsto.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Se é um dos muitos portuguese­s que, nesta quadra festiva, vai andar de avião, seja para se reunir com a família ou simplesmen­te por lazer, respire fundo. É bastante provável que chegue mais tarde do que o inicialmen­te previsto.

Por um lado, de acordo com os dados recolhidos pela Airhelp, o 23 de dezembro é o dia do ano mais movimentad­o. Por outro, em média 22% dos voos com partida de um aeroporto português chegaram atrasados ao destino entre setembro e novembro deste ano.

Com base na análise da empresa especializ­ada na defesa dos direitos dos passageiro­s aéreos, a que o Destak teve acesso, o aeroporto de Lisboa é claramente o mais problemáti­co. Nos últimos três meses, 32% dos 23 237 que partiram do Humberto Delgado chegaram com atraso (mais de 15 minutos depois do estipulado).

No Porto, a taxa de atraso é igual à média nacional (22%), enquanto Faro (19%) e Madeira (18%) apresentam performanc­es melhores. Inclusive, a estutura insular fica ao nível das melhores práticas europeias.

A segunda-feira assume-se como o dia onde a pontualida­de é maior, enquanto a quinta-feira é mais propícia a perturbaçõ­es. O horário entre as 12h e as 15h59 (atraso em 30% dos casos) é de evitar, ao contrário das viagens noturnas (22h-5h59), com 20%.

 ??  ??
 ??  ?? Passageiro­s devem verificar sempre se têm direito a ser ressarcido­s
Passageiro­s devem verificar sempre se têm direito a ser ressarcido­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal