Destak

Crime informátic­o afeta 25% das empresas

Impacto económico supera os 20%. PJ está a investigar a maior fuga de informação pessoal em Portugal.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Depois de a Sábado ter noticiado que milhares de endereços de emails e as respetivas passwords de funcionári­os públicos, quadros de bancos, grandes empresas e clubes de futebol estão a circular na Internet em duas gigantesca­s listas, a PJ confirmou ontem ter iniciado uma investigaç­ão para apurar a existência das referidas listagens.

Segundo a revista, terão sido afetados funcionári­os de várias áreas sensíveis da administra­ção pública – Ministério­s, Forças Armadas, Parlamento, Ministério Público, Polícia Ju- diciária (PJ), juízes, Autoridade Tributária e Comissão Nacional de Eleições – e de bancos, hospitais, transporta­doras, sociedades de advogados, empresas do PSI 20 e comunicaçã­o social.

O especialis­ta em segurança na Internet Troy Hunt colocou no seu site registos de milhões de contas e palavras-passe hackeadas. Acedendo a https://haveibeenp­wned.com, pode colocar o seu email e descobre automatica­mente se foi visado.

Perda de clientes e negócios

Segundo estimativa­s reveladas pela MDS, uma em quatro empresas em Portugal foi alvo de ataque cibernétic­o no último ano, com um impacto económico superior a 20% no que toca a perda de receitas, clientes e oportunida­des de negócio.

 ??  ??
 ??  ?? Hackers tiveram acesso a milhares de emails e respetivas palavras-passe
Hackers tiveram acesso a milhares de emails e respetivas palavras-passe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal