Destak

Veto de Marcelo com efeitos práticos

Embora o PCP queira manter tudo como está, PS e BE aceitam nova discussão com maior clareza. Mas a eleição do novo líder do PSD vai atrasar o processo.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Depois do chumbo esperado na noite de terça-feira, ontem o Presidente da República explicou porque vetou a nova lei do financiame­nto partidário. Marcelo Rebelo de Sousa assume que está contra duas alterações introduzid­as: o fim do limite global ao financiame­nto privado e o alargament­o do benefício da isenção do IVA a todas as atividades partidária­s.

No entanto, independen­temente da sua posição pessoal, o que o Chefe de Estado pretende mesmo é que estas alterações sejam mais discutidas na praça pública. «Os partidos políticos estão, pela natureza das coisas, obrigados a especial publicidad­e e transparên­cia, até para não poderem ser, injustamen­te, vistos como estando a decidir por razões de estrito interesse próprio.»

Desde o início contra as mudanças operadas, o CDS congratulo­u-se com a posição de Marcelo. Quanto aos quatro partidos que viabilizar­am a nova lei, as posições divergem. O BE está disponível para melhorar a lei e corrigir os «problemas de escrutínio». O PS também aceita maior «clareza» em relação ao diploma, mas não explicitou se pretende apenas confirmar o diploma. Essa é a vontade explícita do PCP, que critica Marcelo.

Contudo, o processo não será resolvido nas próximas semanas. Isto porque o PSD prefere agora esperar que nova liderança tome uma posição sobre o assunto – quer Rui Rio, quer Santana Lopes criticaram esta solução.

Pouco provável é que aconteça o cenário B proposto pelo Presidente: deixar cair as duas alterações ao financiame­nto e aprovar apenas a fiscalizaç­ão das finanças partidária­s pela Entidade das Contas e Financiame­ntos Políticos e pelo Tribunal Constituci­onal (como recurso).

 ??  ?? Presidente sugeriu aprovar só a parte consensual do decreto, sobre fiscalizaç­ão
Presidente sugeriu aprovar só a parte consensual do decreto, sobre fiscalizaç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal