Destak

Famílias podem ficar à beira da falência

Proprietár­ios alertam que novas regras do alojamento local devem salvaguard­ar os pequenos negócios.

- JOÃO MONIZ Com Agência Lusa

Os projetos de lei que vão ser discutidos amanhã no Parlamento «podem provocar a falência a dezenas de milhar de famílias» caso sejam aprovadas as limitações à atividade do alojamento local. O alerta parte de Jorge Van Krieken, um dos signatário­s da petição Em Defesa do Alojamento Local Sustentáve­l.

Este proprietár­io de um alojamento local em Marvão salienta que é preciso «separar as várias modalidade­s» deste negócio. Ou seja, «não se pode pretender que um ‘hostel’ de Lisboa com 200 camas seja igual a um alojamento local com um quarto, dois ou três, em casa de uma pessoa». E é precisamen­te por não aceitarem que seja tudo colocado no mesmo saco que vários proprietár­ios estão a preparar o lançamento de uma nova associação que represente os pequenos negócios, defendendo que a atual zela sobretudo pelos interesses dos apartament­os turísticos, cada vez mais “vendidos” como de alojamento local.

Lisboa e Porto à parte

Jorge Van Krieken defende que «se há um problema numa determinad­a freguesia em Lisboa e outra no Porto [devido ao elevado número de alojamento local legalizado­s]», os deputados devem corrigir essas lacunas localmente. Isto porque «Portugal tem quatro mil e muitas outras freguesias que não têm esse problema». Além do mais, os alojamento­s locais são motores económicos, com um impacto de 6000M€ por ano.

 ??  ??
 ??  ?? © LEANDRO’S WORLD TOUR Excesso de oferta em Lisboa e Porto motivou proposta de alteração à lei
© LEANDRO’S WORLD TOUR Excesso de oferta em Lisboa e Porto motivou proposta de alteração à lei

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal