Destak

Consumo de álcool mais que duplica

Inquérito permite concluir que 70% dos portuguese­s consomem mais bebidas alcoólicas nas férias: 2,6 vezes mais, em média. As calorias ingeridas sobem 1,8.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Está no topo das resoluções de Ano Novo e percebe-se porquê. Assumir o compromiss­o por um estilo de vida mais saudável, o que não passa só por fazer mais exercício, tem todo o sentido após um período marcado por abusos. E um inquérito da edreams quantifico­u o peso das “asneiras” cometidas em alturas como o Natal.

Segundo os dados disponibil­izados ao Destak, 70% dos portuguese­s admite consumir mais álcool quando está de férias e cerca de 64% refere ingerir mais calorias. No que toca às bebidas alcoólicas, a média aponta para um aumento de 2,6 vezes, ainda assim atrás dos ingleses (3,1).

Em termos gerais, a ingestão de calorias sobe 1,8 vezes, muito por culpa dos gelados (55%) e da chamada junk food (33%).

Opção vegetarian­a nas cantinas

A Associação Vegetarian­a Portuguesa (AVP) lançou uma campanha para informar os cidadãos sobre o seu direito à opção vegetarian­a nas cantinas públicas, uma vez que terminou no fim de dezembro o período de seis meses que as entidades gestoras tinham para se adaptar à nova exigência legal. Esta aplica-se a todas as cantinas dos órgãos de soberania e dos serviços da Administra­ção Pública, como escolas básicas e secundária­s, estabeleci­mentos de ensino superior, prisões e centros educativos, unidades do SNS e serviços sociais. A AVP está disponível para dar formação às unidades de produção das refeições e empresas sub-contratada­s.

 ??  ?? Já terminou o prazo que as cantinas públicas tinham para se adaptar à nova lei
Já terminou o prazo que as cantinas públicas tinham para se adaptar à nova lei

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal