Destak

Rede de bicicletas instalada até março

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Instalação da rede de bicicletas partilhada­s da capital deve estar concluída no «final do 1º trimestre» deste ano, anunciou o vereador da Mobilidade e Segurança da CML.

Perante os deputados das Comissões Permanente­s de Finanças e Transporte­s da Assembleia­municipald­elisboa, na passada terça-feira à noite, Miguel Gaspar apontou que o objetivo do município é implementa­r «o plano original»daredegira«nofinaldo1­ºtrimestre». No total, o sistema será composto por 140 estações e 1410 bicicletas. Das 140 estações, 92 ficarão localizada­s no planalto central da cidade, 27 na Baixa e frente ribeirinha, 15 no Parque das Nações e seis no eixo entre as avenidas Fontes Pereira de Melo e da Liberdade. Ainda segundo o vereador da Mobilidade e Segurança da Câmara Municipal de Lisboa (CML), já estão a ser feitas «obras em Telheiras, no Marquês e na Av. da Liberdade» para a colocação de mais estações, com o objetivo de ligar «o planalto até Belém e Algés».

200km de rede ciclável

No que toca à rede ciclável da capital alfacinha, Miguel Gaspar deixou o com- promisso de «chegar aos 200 quilómetro­s neste mandato», sendo que atualmente a cidade conta com «80 quilómetro­s» de ciclovias já instaladas.

Na Assembleia Municipal de terça-feira foram vários os pedidos de um balanço da rede Gira, implementa­da emsetembro,equecontav­aháummês com 43 estações distribuíd­as por algumas das principais artérias da cidade, bem como 409 bicicletas disponívei­s nas freguesias de Alvalade, Avenidas Novas e Parque das Nações. Em resposta, o vereador responsáve­l pela Mobilidade afirmou que já foram vendidos «três mil passes» para a Gira.

 ??  ?? Objetivo final: uma rede Gira composta por 140 estações e 1410 bicicletas
Objetivo final: uma rede Gira composta por 140 estações e 1410 bicicletas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal