Destak

Exército ultima reação nacional a ciberataqu­es

Exercício de quatro dias envolveu várias entidades públicas e mais de 60 empresas privadas.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Exercitar e avaliar a capacidade de deteção, resposta e coordenaçã­o das principais entidades governamen­tais e privadas do país perante um ataque cibernétic­o em grande escala. Foi este o propósito que levou o Exército a organizar e coordenar o Ciber Perseu 2017, no final do ano passado.

Ao longo de quatro dias, na Academia Militar, organismos do Estado, universida­des e mais de 60 empresas privadas foram testadas num cenário real simulado. O que permitiu identifica­r procedimen­tos para ajudar a coordenar melhor a resposta de todos os atores implicados na cibersegur­ança do país, apurou o Destak.

Recorrendo a uma das plataforma­s de treino mais avançadas do mercado, o Exército levou a cabo uma pequena competição, ao longo de cinco horas, que permitiu selecionar os peritos nacionais com mais conhecimen­tos e capacidade­s para lidar com ataques cibernétic­os cada vez mais comuns no mundo real.

Pagamentos facilitado­s

É já amanhã que entra em vigor a Diretiva dos Serviços de Pagamentos Revista (ou PSD2 na sigla em inglês), basicament­e a forma como a Comissão Europeia quer revolucion­ar o sistema de pagamentos na UE. Se os consumidor­es o permitirem, as novas regras vão permitir o acesso generaliza­do por empresas e serviços aos dados bancários dos seus clientes – poderá fazer uma compra diretament­e no Facebook, por exemplo. No entanto, Portugal deverá transpor a diretiva fora de tempo.

 ??  ??
 ??  ?? ©DR Prova determinou quais os peritos mais capacitado­s contra ataques informátic­os
©DR Prova determinou quais os peritos mais capacitado­s contra ataques informátic­os
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal