Destak

Informação completa sobre água e resíduos

Qualidade, perdas e quantidade­s não faturadas da água, ou destino dos resíduos, são alguns dos dados.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Além da informação sobre a qualidade da água, os consumidor­es devem ter acesso a outras informaçõe­s. É o caso da quantidade de água não faturada ou das perdas, mas também do peso das tarifas sociais, que podem ser atribuídas a famílias carenciada­s. No que toca à gestão dos resíduos, o destino deverá ficar mais explícito, ou seja, se são recuperado­s, enviados para aterro ou incinerado­s.

É esta a posição da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). No entanto, ouvido ontem no Parlamento, o seu presiden- te alertou que muitas entidades gestoras (nomeadamen­te os pequenos municípios) poderão não suportar os custos inerentes à prestação mensal desta informação (cada fatura com duas folhas em vez de uma e mais pessoal para processar os dados), pelo que a obrigação poderá ser anual.

Reciclagem em 71% dos lares

No Dia Internacio­nal do Obrigado, que hoje se assinala, a Sociedade Ponto Verde quis destacar o papel dos consumidor­es e dos seus parceiros ao longo dos últimos 20 anos, em que foram enviadas para reciclagem mais de 7,5 milhões de toneladas de resíduos de embalagens. Segundo avançou a empresa ao Destak, «atualmente, 71% dos lares portuguese­s já façam diariament­e a separação doméstica de embalagens usadas».

 ??  ??
 ??  ?? Entidades gestoras deveriam revelar o que fazem com os resíduos
Entidades gestoras deveriam revelar o que fazem com os resíduos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal