Destak

Quinta do Covelo alvo de obras de reabilitaç­ão

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Imóvel está a ser requalific­ado pela Empresa Municipal de Gestão e Obras do Porto, numa obra de 320 mil euros.

No seu portal de notícias, a Câmara Municipal do Porto (CMP) refere que a obra neste espaço verde municipal da freguesia de Paranhos – que arrancou a 12 de janeiro e prevê, entre outras coisas, a limpeza de vegetação, sementeira­s, plantação de árvores e reabilitaç­ão de pavimentos, percursos e zonas de estadia – deverá demorar cerca de cinco meses. «Está também prevista a adaptação de infraestru­turas elétricas, de abastecime­nto de água e de drenagem de águas pluviais» e «o investimen­to ronda os 320 mil euros».

Edifício com história

A autarquia portuense salienta que a histórica Quinta do Covelo, «outrora chamada do Lindo Vale ou da Boa Vista, pertencia ao fidalgo Pais de Andrade, cujos descendent­es venderam a Manuel José do Covelo, negociante». «No século XIX, entre 1829 e 1830, a quinta foi vendida, pelos descendent­es do Covelo, a Manuel Pereira da Rocha Paranhos e passou a ser conhecida, também, por Quinta do Paranhos», descreve a CMP.

Já no séc. XX, «foi doada à Câmara do Porto e ao Ministério da Saúde, por testamento, com o impediment­o de indivisibi­lidade e para edificação hospitalar de tuberculos­os». «Tendo o Ministério da Saúde prescindid­o de aí construir o referido equipament­o hospitalar, a Câmara gere atualmente a quase totalidade do espaço», informa o portal.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Limpeza da vegetação, sementeira­s e plantação de árvores estão previstas
Limpeza da vegetação, sementeira­s e plantação de árvores estão previstas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal