Destak

Clientes dos bancos mais salvaguard­ados

Regulador vai harmonizar nomes das comissões para reforçar a transparên­cia. Pequenos litígios fora dos tribunais e novas regras para intermediá­rios de crédito.

- JOÃO MONIZ jmoniz@destak.pt

Para aumentar a concorrênc­ia, com benefícios expectávei­s para os consumidor­es decorrente­s do maior leque de escolha, a Comissão Europeia criou os serviços comuns bancários nos 28 Estados-membros. De forma a cumprir essa diretiva comunitári­a, o Banco de Portugal vai definir, até final de abril, os principais serviços das contas de pagamento em Portugal e normalizar a terminolog­ia usada para reforçar a transparên­cia e permitir maior comparabil­idade dos valores cobrados em comissões bancárias.

Mais tarde, até 1 de outubro, será incluído no Comparador de Comissões, existente no Portal do Cliente Bancário, o valor das comissões cobradas por cada banco para os principais serviços das contas de pagamento. Já os bancos serão obrigados a publicitar nos seus balcões e páginas de Internet o custo de cada comissão e a que serviço concreto ela respeita. Desde 1 de janeiro que os clientes bancários podem recorrer a meios extrajudic­iais de litígios para resolver conflitos de crédito à habitação ou ao consumo até 5000 euros, sendo os bancos obrigados a participar nessa mediação. Os intermediá­rios de crédito (que podem ser indivíduos ou empresas) vão passar a exibir informação sobre vínculos que tenham com os bancos, sendo que nesse caso não podem receber dinheiro dos clientes a quem prestam aconselham­ento.

 ??  ?? Agências e páginas da Internet vão ter de explicar as comissões cobradas
Agências e páginas da Internet vão ter de explicar as comissões cobradas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal