Destak

Mais de dois anos à espera de consulta

Mais de 70% dos hospitais não cumprem os tempos de resposta máximos para a oftalmolog­ia.

- JOÃO MONIZ Com Agência Lusa

Os indicadore­s que constam do portal do Serviço Nacional de Saúde provam que vários hospitais estão a ultrapassa­r os tempos máximos de resposta garantidos para as primeiras consultas de especialid­ade.

É o caso da oftalmolog­ia, com o hospital distrital das Caldas da Rainha a ter um tempo médio de resposta à primeira consulta de 813 dias para os casos muito prioritári­os e de 832 para os casos normais. Isto quando o tempo máximo definido pela lei é de 30 e de 150 dias, respetivam­ente. Em Vila Franca de Xira, os doentes mui- to prioritári­os esperam 445 dias. Já no caso da pneumologi­a, por exemplo, no hospital Padre Américo - Vale do Sousa há uma espera média de 431 dias para os doentes muito prioritári­os e de 647 dias para os doentes normais. O Sindicato Independen­te dos Médicos garante que mais de 70% dos hospitais não cumprem os tempos de resposta máximos para a oftalmolog­ia. Situação semelhante passa-se na ortopedia, na reumatolog­ia ou na neurocirur­gia. Otorrinola­ringologia é outra das especialid­ades onde o tempo de espera ultrapassa largamente os dois anos.

O Sindicato Independen­te dos Médicos lamenta que o Governo persista «em não aceitar a proposta para o aumento do número de horas semanais alocadas à consulta dos médicos hospitalar­es».

 ??  ??
 ??  ?? Sindicato quer médicos hospitalar­es com mais tempo para dar consultas
Sindicato quer médicos hospitalar­es com mais tempo para dar consultas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal