Destak

B.leza com ciclo dedicado às cordas

Rui Veloso, Júlio Pereira e Jon Luz são alguns dos nomes no cartaz do ciclo dedicado a instrument­os de corda que se realiza no espaço lisboeta a partir de quinta-feira.

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Através de comunicado, a organizaçã­o do evento garante que nesta iniciativa a corda estará presente desde a guitarrapo­rtuguesaao­cavaquinho,violino, alaúde ou berimbau, e «vai ser o principal artista no palco do B.leza». «Os instrument­os de cordas são um meio de comunicaçã­o que une Portugal a Cabo Verde, emblemátic­os na cultura dos dois países, que, tal como na língua portuguesa, têm os seus trejeitos e sotaques, mas no fim todos se entendem, a cantar e dançar», expressou a mesma fonte, salientand­o ainda que a «corda acompanha a humanidade desde a Mesopotâmi­a». O concerto inaugural,próximaqui­nta-feira,dia25, às 22h, é protagoniz­ado pelo músico de Cabo Verde Bau, que convida Rui Veloso, seguindo-se a 8 de fevereiro Júlio Pereira, que convida Jon Luz.

Bau, de seu nome de registo Rufino Almeida, de 55 anos, é multi-instrument­ista de Cabo Verde, apontado pela crítica musical como «o mago da corda». É natural de São Vicente e um autodidata, que começou a aprender a tocar cavaquinho aos sete anos – constrói os seus próprios instrument­os, que constituem­oseuuniver­somusical,combase nas suas raízes, primeiro ligado às ori- genscabo-verdianas.estaseráaq­uarta atuação de Bau naquela sala lisboeta e, desta feita, terá como convidado especial Rui Veloso, apontado como «o pai do rock português».

Júlio Pereira com Luz

No dia 8 de fevereiro é a vez de Júlio Pereira subir ao palco do B.leza. O músico português, que no ano passado foi distinguid­o com o Prémio Pedro Osório 2018 da Sociedade Portuguesa de Autores, terá como convidao especial Jon Luz, músico também cabo-verdiano que toca viola, compõe canções e tem acompanhad­o nomes como António Zambujo, Ana Moura, Roberta Sá ou Sara Tavares – natural da ilha de Santo Antão, Cabpo Verde, Jon Luz, que fez parte da lendária banda de Cesária Évora, tem vários álbuns editados em nome próprio, nomeadamen­te, Farrope d’poesia.

 ??  ?? Espaço alfacinha prepara-se para celebrar os instrument­os de cordas
Espaço alfacinha prepara-se para celebrar os instrument­os de cordas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal