Destak

Plataforma para dar luta ao desperdíci­o alimentar

- REDAÇÃO redacao@destak.pt

Uma equipa da FEUP - Faculdade de Engenharia da Universida­de do Porto está a desenvolve­r uma plataforma de apoio à gestão da cantina com um algoritmo.

Utilizando um algoritmo que prevê o consumo dos pratos em cada dia, a plataforma criada e desenvolvi­da por uma equipa da FEUP tem como objetivo central combater o desperdíci­o alimentar. «Sabe-se que aproximada­mente um terço dos alimentos produzidos no mundo, para consumo humano, são desperdiça­dos em toda a cadeia de abastecime­nto, desde a produção», indicou Vera Miguéis. A professora auxiliar do Departamen­to de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, e uma das responsáve­is pelo projeto Desperdíci­o 0, realça ainda que as cantinas «não apresentam uma realidade muito diferente», visto que uma parte significat­iva dos alimentos produzidos não é consumida.

Matemática ajuda

O projeto Desperdíci­o 0 na cantina da FEUP visa, assim, minimizar o desperdíci­o alimentar naquela faculdade, promovendo um alinhament­o entre a quantidade confeciona­da de comida e a procura de cada prato, em cada dia, através de um modelo matemático – segundo Vera Miguéis, esse modelo matemático é um algoritmo que se baseará em dados históricos, nomeadamen­te a procura de cada prato em cada dia, para identifica­r os fatores que afetam o consumo, como é caso das condições meteorológ­icas, dos horários dos estudantes e das caracterís­ticas dos pratos.

Além do desperdíci­o alimentar, se for considerad­a «toda a energia, água e embalagens envolvidas no processo de produção, transporte e entrega ao consumidor, o contributo do projeto fica ainda mais claro», acrescenta a investigad­ora, visto que permite uma gestão mais eficiente de todos os recursos que intervêm no processo.

 ??  ??
 ??  ?? Novo projeto Desperdíci­o 0 prente ajudar na gestão diária da cantina da FEUP
Novo projeto Desperdíci­o 0 prente ajudar na gestão diária da cantina da FEUP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal