Destak

Como poupar com os seguros financeiro­s?

- JOÃO MORAIS BARBOSA joao.morais.barbosa@reorganiza.pt

Tem algum dinheiro disponível e gostaria de obter algum retorno acima das taxas de juro dos depósitos a prazo? (Tirando algumas exceções, conferem taxas muito perto de zero)?

Talvez faça sentido conhecer os seguros financeiro­s. Os seguros financeiro­s são produtos de poupança constituíd­os sob a forma de seguros de vida. Têm o objetivo de acumulação de capital para o médio e longo prazos, conferindo taxas de retorno superiores às taxas de aplicações alternativ­as e tendo um regime fiscal muito interessan­te. Na prática, os lucros obtidos nestas aplicações financeira­s pagam uma taxa de impostos de 22.40% (para prazos acima de 5 anos) e de 11.20% (para prazos superiores a

8 anos). De notar que a generalida­de das aplicações financeira­s paga 28% independen­temente do prazo do investimen­to. Existem dois tipos de seguros financeiro­s. Os seguros de capitaliza­ção, tipicament­e com capital e taxa de retorno garantida, e os seguros Unit Linked (um palavrão, é verdade) cujo valor está dependente da evolução dos preços de uma carteira de aplicações financeira­s com risco (ações, obrigações, fundos de investimen­to, etc). Se quiser conhecer melhor estes produtos sugerimos que tenha em atenção a solidez da companhia de seguros, pois não existe um fundo de garantia de seguros, como acontece com o fundo de garantia de depósitos. Tenha também em atenção a necessidad­e de ter um plano de investimen­to, de ter uma carteira com riscos diversific­ados e de coincidir o prazo das aplicações com o momento em que irá necessitar de movimentar o dinheiro.

Boas poupanças, que fazem falta!

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal